Escola Estadual Fernando Corrêa é destaque nas competições em 2022  

Mato Grosso do Sul

19.12.2022

Na Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, os professores de Educação Física desenvolvem um trabalho constante com os adolescentes do ensino fundamental II e com os jovens do ensino médio.

Além da prática das modalidades mais tradicionais, os docentes inovam para desenvolver o gosto pelos exercícios físicos, a exemplo dos professores Eduardo Caparro e Franceli S. Pinheiro Ribeiro, que põem em prática o arvorismo adaptado, que inclui a concepção dos esportes e o contato com a natureza.

Destaques

Ao longo do ano letivo, os estudantes da EE Fernando Corrêa têm participado de diversas modalidades esportivas, como nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, que foi um grande evento para os estudantes da categoria sub-17 e os nossos atletas foram recebidos de braços abertos em Três Lagoas, após a participação nas competições na capital.

No futsal, os estudantes Arthur Francisco Andrade (17 anos), do 3º C do ensino médio, e Leandro Carlos de Souza Júnior (15 anos), do 1º D do ensino médio, fizeram parte da seleção de futsal de Três Lagoas e trouxeram a medalha de 3º lugar. E após esse evento, seguem jogando e participando de outros campeonatos.

Ciclismo

No ciclismo, o estudante João Rafael Moreira dos Santos (16 anos), do 1º A do ensino médio também se destacou no Campeonato Estadual de Ciclismo e conquistou a medalha de 2º lugar no contrarrelógio individual. Segundo o coordenador Alan Francis, “é importante incentivar a prática dos estudantes tanto nas atividades escolares, como também naquelas que a família incentiva, pois a prática de esportes é muito benéfica para os adolescentes e jovens”.

Badminton e Voleibol

Há um caso bem especial que não podemos deixar de citar, que é o estudante José Salomão Neto Lima, que no ano passado foi campeão na modalidade badminton (individual e em dupla) e em 2022 está jogando vôlei de praia, além de integrar a seleção de vôlei do município em jogos fora do estado perseguindo o seu sonho de atleta. É a prática esportiva além dos muros da escola revelando grandes talentos.

Para a diretora Sonia Barbosa, “a escola incentiva a prática de esportes, pois essa juventude tem potencial e é muito bom quando os estudantes encontram uma modalidade que gostam de praticar”. E a diretora adjunta conclui: “Tudo o que coopera para o bem-estar físico e emocional dos estudantes é válido e os esportes em geral favorecem na formação integral dos nossos jovens”.

Equipe Campeã

A equipe de vôlei feminino do profº Adilson da Silva Machado A. Gonçalves iniciou os treinamentos da faixa etária entre 14 a 17 anos neste ano letivo, após o horário de aulas do vespertino e marcou presença em várias participações locais, sendo uma turma muito jovem e talentosa. Segundo a assistente de coordenação Mariza Vargas, “muito além das medalhas, é maravilhoso assistir ao empenho do trabalho em equipe entre as meninas do vôlei”. E a mais recente conquista foi a Copa da Amizade (2º lugar), em Caarapó, no fim de novembro.

Prática cotidiana

“Na era da tecnologia, a prática esportiva precisa manter um espaço no cotidiano de crianças, adolescentes e jovens, com o incentivo da escola e da família, porque os benefícios são muitos”, conclui a coordenadora Flávia Moreira Almeida.

Assim consta na BNCC – ”Cada conjunto de práticas corporais (jogos e brincadeiras, danças, lutas, ginásticas, esportes e atividades corporais de aventura) apresenta especificidades de produção da linguagem corporal e de valores e sentidos atribuídos às suas práticas. Essa diversidade de modos de vivenciar e significar as práticas corporais é objeto de aprendizagem” (BNCC, p. 495).

Hoje, a EE Fernando Corrêa tem 1.198 estudantes matriculados e integra o programa global Escolas2030 coordenador pela professora Lucy Nakamura, juntamente com a equipe gestora.

Adersino Junior, SED/MS