Mato Grosso do Sul
21.01.2025Nesta semana a SED (Secretaria de Estado de Educação) finalizou a designação das vagas solicitadas durante o período de pré-matrículas para o Ano Letivo de 2025. Entre os destaques deste período está o atendimento de todos os estudantes que solicitaram pré-matrícula, nas 348 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Os dados da pré-matrícula revelam uma distribuição positiva nas opções solicitadas pelos alunos: 48% conseguiram ser alocados na 1ª opção de escola, enquanto 29,2% foram atendidos na 2ª opção. Além disso, 8,2% dos estudantes foram alocados na 3ª opção e 14,4% na opção de Zoneamento. Os números traduzem o atendimento integral das solicitações, respeitando as preferências dos alunos e famílias.
Outro destaque deste ano foi o aumento de aproximadamente 10% nas pré-matrículas, em comparação com anos anteriores. Para o coordenador de Informações Gerenciais da SED, Alciley Lopes, o número é resultado de um trabalho de planejamento das ofertas da REE com foco na ampliação das vagas em turmas de Tempo Integral, especialmente do Ensino Fundamental.
“Essa expansão foi um passo importante para atender a crescente demanda pela modalidade no Estado, oferecendo aos estudantes oportunidades mais amplas de aprendizado e desenvolvimento. Ao todo, abrimos 15 mil novas vagas para turmas de Tempo Integral, sendo 12 mil delas somente para o Ensino Fundamental”, disse o coordenador.
Solicitações 100% atendidas
Mesmo com o aumento da procura neste ano, pela primeira vez – desde 2015 – foram atendidas todas as solicitações de matrícula nas unidades escolares desejadas. Para o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, a marca representa um avanço significativo.
“Se trata de uma importante conquista, reflexo do trabalho eficiente da nossa equipe da Central de Matrículas. Com esse resultado, reafirmamos nosso compromisso de garantir o atendimento aos nossos estudantes de Mato Grosso do Sul. Vamos, assim, sem deixar ninguém para trás, para o início de mais um Ano Letivo”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Texto: Jackeline Oliveira
Foto: Arquivo SED