Governo de Goiás ganha nova ferramenta para aprimoramento da gestão escolar

Goiás

04.04.2022

O Circuito de Gestão, metodologia aplicada no programa Jovem de Futuro, agora é Circuito de Gestão Goiano. A novidade foi anunciada pelo Governo de Goiás e pelo Instituto Unibanco em um evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) nesta quinta-feira (31/3), e marca a transferência da responsabilidade pela aplicação do método de gestão escolar para o Estado.

Inspirado no ciclo PDCA - acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir - o Circuito de Gestão é uma sequência de seis etapas que visam o aprimoramento da gestão escolar e do processo de ensino-aprendizagem. O método foi implantado em Goiás em 2012, como parte do programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, e agora deve ser expandido para todas as escolas da rede estadual.

“A partir de agora, o Instituto Unibanco vai se preparando para nos passar essas metodologias”, explicou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. De acordo com ela, a ideia é que em até dois anos a Seduc esteja apta executar a metodologia sem o auxílio do Instituto, gerenciando e monitorando as metas e resultados.

Para o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, a criação do Circuito de Gestão Goiano reflete o compromisso que o Estado e que os atores envolvidos no processo educacional têm com a Educação.

“O Circuito de Gestão Goiano é um processo de cocriação. Não é um circuito que o Instituto Unibanco tem, trouxe, e Goiás pegou e empacotou. Isso não acontece no mundo da política pública, ninguém compra uma solução. Pelo contrário, ela só se torna efetiva se é aplicada, colocada em força no dia a dia. Isso são processos compartilhados, conjugados, cocriados entre toda a equipe”, ressaltou Ricardo Henriques. 

Na ocasião, o superintendente ainda cumprimentou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo compromisso assumido com a educação e afirmou que foi esse compromisso que contribuiu para que os cenários de perda educacional projetados para os anos de 2020 e 2021 não se concretizassem no estado. “Aquela profecia que previa perder muito não se realizou”.

Diante da fala, o governador Ronaldo Caiado ressaltou seu compromisso em garantir a equidade entre os jovens da rede estadual de Educação, dando condições para eles façam a diferença dentro e fora do estado. “A única ferramenta capaz de romper o ciclo da pobreza é a Educação”, salientou.

Circuito de Gestão na prática

A parceria entre a Seduc e o Instituto Unibanco tem como principal ação o programa Jovem de Futuro. O programa tem como objetivos a melhoria da aprendizagem, a permanência dos estudantes na escola e, principalmente, a redução das desigualdades educacionais da rede estadual de ensino.

Por meio do  Circuito de Gestão, o programa tem auxiliado as equipes pedagógicas na Seduc no monitoramento das ações pedagógicas nas escolas, na regional e na secretaria.

“É toda uma tecnologia. Eles (Instituto Unibanco) nos auxiliam através de formações, consultorias, disponibilização de materiais estatísticos, de pesquisa e de estudo. E isso nos apoia e nos ajuda a enxergar quais são as nossas lacunas e onde a gente precisa realmente atuar, faz com que a gente chegue de uma forma mais acelerada nos resultados positivos”, explica a superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Coutinho.

Para a assessora pedagógica da Coordenação Regional de Educação de Goianésia, Larissa Campos, a parceria já está surgindo resultados na ponta.

Essa metodologia, esse circuito de gestão, fez com que os gestores administrativos e passassem a ser gestores pedagógicos. Aquele gestor que acredita no solo fértil que ele tem na sua escola, que acredita no coordenador, que acredita no professor e nos alunos”, evidenciou a profissional.

Sobre o lançamento do Circuito de Gestão Goiano, Larissa Campos celebrou a novidade. “Não é um circuito de algumas escolas, não é uma metodologia que se aplica às melhores escolas. É um método, é um programa que chega a todas as escolas do Estado de Goiás, independente se ela tenha 2000 ou 40, 50 alunos. A metodologia, o apoio, será o mesmo”, concluiu.