Com Bonifácio News, escola mantém a comunidade informada

Mato Grosso do Sul

11.12.2017

Campo Grande (MS) – Com objetivo de desenvolver e fortalecer nos estudantes o protagonismo juvenil e assim despertar e ampliar habilidades orais e escritas, como emissor e receptor de informação, a Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, do Jardim Tarumã, Campo Grande, implementou o Clube de Protagonismo Estudantil “Bonifácio News”. “Os estudantes cobrem eventos, dão as notícias da escola e passam a desempenhar um papel agradável, com proficiência e qualidade para o século 21”, explicou a professora Patrícia Henrique Cardoso.

O Jornal da Escola, como é conhecido pelos estudantes, motiva e desenvolve as relações interpessoais entre a comunidade escolar. A participação no Bonifácio News possibilita aos estudantes em todo o trabalho que envolve o processo da produção jornalística: seleção de textos e imagens, linha editorial, secções temáticas, titulação, paginação, grafismo, fotografia, desenvolvendo aptidões no domínio das novas tecnologias da informação e comunicação.

O Clube do Jornal Bonifácio News tem como objetivo desenvolver e aprimorar o protagonismo juvenil, a pedagogia da presença e os pilares da educação em tempo integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser, e conta com a participação de dez estudantes. “Fazemos reuniões semanais para debater os assuntos que vamos cobrir. Somos nós mesmos que produzimos e editamos o conteúdo e, como resultados, passamos as informações de nossa escola para a sociedade, o que é muito bom”, destacou a estudante Geovana dos Santos Pereira.

Durante o clube, os estudantes têm aperfeiçoado, por meio da pesquisa teórica e prática, habilidades como falar em público, interação social, desenvoltura na exposição de trabalhos, proatividade e o manuseio dos recursos tecnológicos para produção de notícias relevantes para a comunidade escolar. “São utilizadas as Salas de Tecnologia Educacional, de multimeios e de vídeo, aparelhos de telefone celular, notebooks e a rádio escolar para produção final dos trabalhos apresentados”, informou o professor gerenciador de Tecnologias e Recursos Midiáticos, Alex Barbosa de Lima, que auxilia o grupo na utilização das mídias.

Promovendo a comunicação, entretenimento e informação de forma lúdica e criativa das atividades relacionadas ao meio escolar e proporcionando a comunicação entre a comunidade escolar interna e externa, a equipe do Bonifácio News mantém um canal no Youtube (Bonifácio News) e uma página no Facebook (Manoel Bonifácio Nunes da Cunha).

Clube de Protagonismo

O Clube de Protagonismo é um espaço destinado para o estudante desenvolver diversas competências e habilidades fundamentais à criação do seu Projeto de Vida como por exemplo a autonomia, a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões.

No Clube de Protagonismo, o estudante tem a oportunidade de aprender muitas coisas que são indispensáveis para se tornar um protagonista. O Clube é organizado a partir de uma determinada área de interesse e a partir disso os membros desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações, experiências e muitos aprendizados importantes relacionados ou não à vida escolar.