Amapá
12.08.2020Por Valdeí Balieiro
O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 12, o novo formato do programa Central do Enem, que prepara os alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a suspensão das aulas devido à pandemia, as aulas, agora, são transmitidas por meio de uma plataforma digital onde professores compartilham e ensinam conteúdos sobre cada área de conhecimento cobradas na prova.
Neste primeiro momento, mil alunos se inscreveram no programa, contudo, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) anunciou a abertura de mais 200 vagas na próxima quinta-feira, 13.
Como funciona?
Para facilitar o acesso do aluno na plataforma, o ambiente digital é dividido em salas virtuais que receberam o nome de cada uma das escolas que seriam polos presenciais. Neste link https://enem.nte.ap.gov.br/, o estudante terá acesso aos horários e conteúdos do programa.
Cada polo está abordando a redação cobrada no Enem e as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
A coordenadora da Central do Enem, Arnanda Oliveira, acredita este novo formato atende aos estudantes com o melhor oferecido pelo programa.
“Essa preparação está muito ligada ao nosso estudante, a possibilidade de chegarmos ao maior número deles, oportunizando reflexões, leituras, dicas e estratégias para fazerem uma boa prova e consequentemente obterem uma boa nota”, contou Arnanda Oliveira.
Em 2019, o programa ofereceu aproximadamente 3 mil vagas presenciais para estudantes da rede estadual concluintes do ensino médio. As aulas presenciais ocorreram no contra-turno escolar, em Macapá, Mazagão, Santana, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.
Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, novas ferramentas foram adotadas para não deixar que os estudantes ficassem sem preparação. Segundo a coordenadora, lidar com a grande quantidade de ferramentas digitais para transmitir esse conhecimento é o principal desafio.
“Todos nós tivemos que nos reinventar, ampliar os estudos, a forma de pensar, a empatia e a conciliação do trabalho com a rotina de casa. Para as equipes docentes, ultrapassar esses desafios e fazer chegar ao estudante uma possibilidade, é uma grande vitória”, finalizou Arnanda.
Podem participar do projeto estudantes do 3º ano do ensino médio e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio/EJA), regularmente matriculados na rede estadual de ensino.
Para ter acesso, os alunos devem estar matriculados no ano letivo de 2020 e registrados no Sistema Integrado Gestão da Educação (Sigeduc).
Horário das aulas
Todas as quartas e quintas-feiras as salas virtuais, que comportam até 50 alunos, estarão abertas em horários específicos. Cada uma delas ofertará disciplinas das áreas de conhecimento do Enem. Confira os horários.
Além disso, novas vídeo-aulas estão sendo publicadas no canal da Central do Enem. Clique aqui e confira.