Tocantins
12.11.2024Buscando elevar a qualidade da educação infantil nos municípios, o Governo do Tocantins realiza, em Palmas, o I Seminário Intersetorial da Primeira Infância. O evento, promovido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que acontece de 12 a 13 de novembro, compõe as estratégias de implementação da Política Estadual da Primeira Infância.
Articuladas pelo Programa Alfabetiza Mais Tocantins e em regime de colaboração com os 139 Municípios, o seminário visa potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos de idade.
O público-alvo do seminário são gestores e secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos das creches e dos centros municipais de educação infantil, além de instituições parceiras e técnicos da Seduc.
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou a inédita política de educação territorial desenvolvida no Tocantins. “Temos o compromisso com a primeira infância e, nesse momento importantíssimo para a formação e o desenvolvimento dos nossos estudantes, o Governo do Tocantins, que desenvolve uma gestão territorialista, realiza esse seminário para discutirmos as estratégias para promover a primeira infância com toda a proteção necessária. Esta é a primeira vez que um governo apoia e reconhece as boas práticas das redes municipais e que tem como meta elevar a qualidade nas 1.400 escolas das redes municipais e estadual do Tocantins”, frisou.
O governador Wanderlei Barbosa assegurou que o estado seguirá avançando nos indicadores educacionais. “Estamos nos empenhando para tornar os ambientes físicos das nossas escolas adequados, mas também investindo nos nossos profissionais e levando reconhecimento ao trabalho realizado. Além das muitas ações de formação continuada para os educadores da rede estadual, também promovemos formação para as escolas municipais, a exemplo deste seminário, porque é no município que a base começa a ser construída”.
Conforme o chefe do executivo estadual, a política de educação territorial é fundamental para que a educação do Tocantins avance ainda mais. “Os alunos da rede estadual passaram pela educação infantil, pelas creches, pelo Cemeis e o desenvolvimento nesta fase é fundamental para que a educação aconteça plenamente. Por isso estamos investindo e apoiando todos os municípios na execução das ações educacionais. Ainda temos muito o que fazer, mas estamos felizes em receber a devolutiva dos prefeitos, dos secretários, e percebemos que estamos avançando nos indicadores graças a essa parceria com os municípios”, reforçou.
Municípios
Para o prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, as ações do Alfabetiza Mais Tocantins marcam um novo tempo na educação tocantinense. "O governador Wanderlei e o secretário Fábio têm revolucionado o Tocantins com a educação de território, pois reconhecem que é nos municípios que a Educação acontece e que é na primeira infância que tudo começa. Temos um governo que cuida além da sua responsabilidade da rede estadual, que ampara cada município, do menor ao maior, por isso estamos juntos nessa rede de colaboração para cuidar da educação das nossas crianças", assegurou.
O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos, frisou que as ações do Programa de Fortalecimento da Educação, no eixo PROFE nos Municípios, têm impactado significativamente a educação municipal. “Os programas de formação, o monitoramento e a valorização das nossas escolas e dos profissionais que atuam na educação municipal têm feito uma grande diferença. Ter um governo com esse compromisso com a rede municipal, que nos ajuda a desenvolver as nossas ações com a consciência de que este mesmo aluno estará amanhã na rede estadual, é muito importante”, afirmou.
Conforme a secretária municipal de educação de Pedro Afonso, Lucimaria Ribeiro, o Alfabetiza mais Tocantins tem contribuído para a evolução da aprendizagem. “É na educação infantil que a base começa a ser formada e agora podemos contar com esse apoio estadual, que tem feito uma diferença enorme na nossa prática docente e de gestão. Já temos percebido uma evolução incrível e estamos confiantes que a qualidade do ensino será ainda melhor nos próximos anos”.
Parcerias
O Seminário conta com parcerias da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Ministério Público, Receita Federal e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
A titular da Setas, Cleizenir Divina dos Santos, enfatizou a importância da atuação articulada entre as pastas para a redução das desigualdades sociais. "Temos um governo que vem transformando o nosso Estado, ao apoiar os municípios e dar atenção aos Cemeis e às escolas municipais. Esse apoio se reflete na melhoria da educação e também nos indicadores de qualidade de vida da nossa população", frisou.
“É uma grande satisfação participar desse seminário que irá ser traduzido em conhecimento para os trabalhadores que atuam diretamente com as nossas crianças. Temos desenvolvido diversas ações em parceria com a Seduc, buscando o apoio e a proteção da criança e adolescente”, ressaltou o secretário da Seciju, Deusiano Amorim.
O delegado da Receita Federal, Ricardo Wagner, relatou de que forma o órgão de arrecadação tem efetivado a parceria com a educação. “Os produtos apreendidos tornam-se instrumentos de aperfeiçoamento de educação do nosso Estado com a implantação de laboratórios de informática. Já alcançamos, no Tocantins, números que impactam e que têm se destacado nacionalmente, com mais de 15 mil estudantes atendidos, e a nossa meta é alcançar 100% dos municípios tocantinenses".
Programação
Temas relevantes para a primeira infância estão sendo abordados nos dois dias do seminário, dentre eles, as palestras: A importância do brincar no desenvolvimento infantil; A diversidade e igualdade na educação infantil; Desenvolvimento socioemocional na primeira infância; Proteção à infância; A BNCC na educação infantil; Transtornos do neurodesenvolvimento na primeira infância.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins