Com a oferta de cursos online e gratuitos à população, Governo lança plataforma Maranhão Profissionalizado

SEDUC MA

14.04.2020

Visando a qualificação dos maranhenses e a geração de renda durante a situação da pandemia do Covid-19, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança nesta terça-feira (7) a plataforma Maranhão Profissionalizado. A ferramenta oferece Cursos de Aperfeiçoamento Profissional online e gratuitos para o público em geral.

Os interessados poderão se inscrever por meio do link: web.iema.ma.gov.br/maranhaoprofissionalizado, gerar seu login e senha de acesso à plataforma. Os cursos são livres e sem exigência mínima ou máxima de idade.

Ao todo, serão ofertados seis cursos totalmente gratuitos na área da Educação e voltados para a geração de emprego e renda. Para a área educacional são os cursos: Aprendendo a Ensinar Online; Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação; Gestão Socioemocional frente às Crises e Inseguranças. Para a geração de renda são: Panificação; Aproveitamento Integral dos Alimentos e Produção de Doces Tradicionais.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, os cursos possibilitam aos maranhenses aproveitarem esse momento de isolamento social para se aperfeiçoarem profissionalmente e até, quem sabe, desenvolverem alguma atividade que gere renda futuramente.

“Estamos ofertando cursos voltados para a área da educação, que podem auxiliar os profissionais da área nesse momento, que tem obrigado todo mundo a se reinventar e reinventar sua forma de trabalhar. Os servidores da Seduc e do IEMA seguem empenhados para possibilitar meios de levar educação para a população maranhense, mesmo nesse momento crítico que estamos vivendo”, destacou.

A plataforma Maranhão Profissionalizado está sendo completamente desenvolvida por profissionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e as vídeoaulas são gravadas por professores bolsistas do Instituto.

Segundo o secretário adjunto de Educação Integral e Profissional, André Bello, a ideia é continuar produzindo novas aulas para outros cursos.

“Queremos possibilitar, cada vez mais, para os maranhenses a oportunidade de se profissionalizarem nesse momento de isolamento. Como não podemos dar continuidade aos cursos vocacionais realizados pelo IEMA, devido às medidas preventivas que o mundo tem adotado em combate ao coronavírus, encontramos essa forma de continuar levando conhecimento para a população”, reiterou.

Todos os cursos terão carga horária de 40 horas e possibilitarão certificado para as pessoas que participarem das atividades propostas e tenham o rendimento mínimo exigido pelo curso.