“Com a Central do Enem me sinto preparada e confiante para as provas”, afirma estudante no primeiro dia de exame

Amapá

22.11.2021

Aconteceu neste domingo, 21, o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita aos estudantes a chance de ingressar no ensino superior público e privado.

Este ano foi mantido o formato de dois dias de aplicação, dias 21 e 28 de novembro. Os candidatos tiveram cinco horas e meia para a resolução de 90 questões das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, além da Redação, que este ano abordou o tema “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Candidatos

Para a estudante Lorrani Cordeiro, de 18 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, ter se preparado nos polos da Central do Enem – promovida pelo Governo do Amapá – aumentam a confiança em conquistar uma vaga no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Me preparei bastante para esse dia e sei que as aulas que tive na Central do Enem serão fundamentais para que eu alcance meu objetivo, prestei bastante atenção nas dicas dadas pelos professores e sei que terei um bom resultado”, disse a estudante

Já o candidato Lucas dos Santos, de 17 anos, aluno da Escola Estadual José Firmo do Nascimento, afirma que apesar do dia ser decisivo, o nervosismo foi controlado.

 

“Achei que estaria mais nervoso, mas a preparação para o exame foi intensa e quando cheguei na frente da escola, me senti completamente confiante e tenho a sensação de que terei um bom resultado, agora é ficar atento para acertar a maior quantidade de questões”, comentou Lucas.

Distribuição de kits de proteção

Durante a abertura dos portões, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) distribuiu kits de proteção para os estudantes que realizaram o 1º dia de prova na escola estadual Barão do Rio Branco, além de água e canetas esferográficas pretas de material transparente.

Central do Enem

Desde 2015, o Governo do Amapá possibilita que estudantes da rede estadual de ensino possam se preparar para as provas através da Central do Enem.

 

Ao todo, 22 professores da rede estadual de ensino, com vasta experiência em preparatório para exames, foram disponibilizados para dedicação integral ao projeto.

Todas as áreas do conhecimento foram contempladas: matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da natureza e suas tecnologias.

Por Fernando Carneiro Pereira