Distrito Federal
14.11.2024A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2024, realizada nesta quarta-feira (13), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, deu início oficial a uma série de disputas em 18 modalidades que movimentarão a capital paraibana até 28 de novembro. O evento, organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne mais de 4 mil jovens esportistas, incluindo alunos da rede de ensino pública e privada do Distrito Federal.
Com a 6ª maior delegação dos Jogos da Juventude 2024, o DF contará com 214 membros, sendo 168 atletas, 28 técnicos, 12 dirigentes e seis assistentes técnicos, todos ansiosos para representar a capital do país com grande determinação. “Essa é a maior delegação que o DF já trouxe para os Jogos da Juventude. Estamos animados para competir em 17 diferentes modalidades”, disse o chefe da delegação do Distrito Federal, Marcelo Magalhães.
Quatro estudantes de escolas públicas do DF representaram a equipe da capital federal ao levarem a bandeira e placa da unidade federativa até o palco. Um deles foi o aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 412 de Samambaia, Igor Arantes Batista, que competirá no ciclismo de estrada.
“Eu me sinto muito feliz em estar representando o ciclismo de estrada de Brasília, podendo estar vivenciando uma prova dessa que irá unir todo o Brasil com pessoas da minha idade e pessoas que eu nunca vi na vida”, celebrou.
Ao longo dos próximos dias, serão disputadas 1.598 medalhas no total, sendo 499 de ouro, 499 de prata e 600 de bronze. Com idades entre 15 e 17 anos, a maioria dos participantes competirá em diferentes instalações esportivas, incluindo a Vila Olímpica e o Centro de Convenções. Essas instalações vão sediar modalidades como judô, ciclismo, esgrima e ginástica artística, enquanto a orla de Cabo Branco receberá o triatlo, vôlei de praia e as provas de águas abertas.
Para dar suporte aos mais de 4 mil jovens, foram contratados 27 hotéis, totalizando mais de 34 mil diárias de hospedagem, além de uma equipe de 750 treinadores e 558 árbitros, para garantir que tudo ocorra com a maior organização possível.
Os Jogos da Juventude têm como objetivo promover a integração entre estudantes de diferentes regiões do país, além de incentivar a prática esportiva e a formação de novos talentos no cenário nacional. A competição acontece até 28 de novembro e prometem revelar grandes talentos para o cenário esportivo brasileiro.
Texto: Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF e Tainá Morais, Secex/SEEDF
Fotos: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF