Colégios militarizados iniciam cerimônias de entrega de Alamares

Roraima

14.02.2023

Começa nesta segunda-feira, 13, a temporada de cerimônias de entrega de Alamares para os estudantes da rede de Colégios Estaduais Militarizados de Roraima. Hoje a entrega será para os estudantes do CEM (Colégio Estadual Militar) Vitória Mota Cruz, no bairro Paraviana, a partir das 17h30.

No total, 99 estudantes da unidade de ensino serão agraciados com os Alamares. A cada encerramento do bimestre, os alunos destacados são agraciados com a homenagem. A condecoração é referente ao quarto bimestre letivo de 2022.

A honraria é entregue para os estudantes que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 em todos os componentes curriculares. O secretário-adjunto da Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), José de Souza, detalhou sobre outros critérios avaliados para a condecoração.

“Além do aluno precisar ter nota acima de 8,5 em todas as disciplinas, ele não pode ter ficado em recuperação em nenhuma delas. O Alamar tem foco no reconhecimento do aluno por meio de suas notas alcançadas, mas o comportamento, assiduidade, pontualidade e participação nas atividades escolares também são critérios considerados”, disse.

As solenidades de entrega dos alamares fazem parte da rotina dos colégios militarizados e acontecem em uma programação que segue até o dia 7 de março tanto na capital quanto no interior de Roraima.

“O Alamar é um incentivo, um reconhecimento para o aluno que estuda. E é isso que nós queremos, que o aluno se volte para os estudos e se dedique, pois a vida também pede isso. Depois da escola, eles vão precisar estudar para vestibular, posteriormente para concursos e naturalmente quem estuda está mais preparado”, explicou o coronel PM Leôncio, gestor militar do Vitória Mota Cruz.

O gestor informou ainda que a escola vai aproveitar a solenidade de entrega de Alamar para homenagear cinco estudantes da unidade de ensino que foram aprovados nos vestibulares da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O CEM Vitória Mota Cruz atende hoje 443 estudantes no Ensino Fundamental e Médio e está localizado na Rua Zacarias Mendes Ribeiro, n° 1.344, bairro Paraviana.

AGENDA DE ENTREGAS

Nesta terça-feira, 14, a solenidade acontece nos CEMs Sadoc Pereira (Alto Alegre) e Irmã Maria Teresa Parodi (Boa Vista). Na quarta-feira, 15, será nos CEMs José Aureliano da Costa (Cantá) e Carlo Casadio (Boa Vista).

Na quinta-feira, 16, será no CEM Carlos Drummond de Andrade (Boa Vista) e no Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí). Encerrando a semana, na sexta-feira, 17, realizam a cerimônia o CEM Jaceguai Reis Cunha e CEM Wanda David Aguiar.

No dia 23 de fevereiro será a vez do CEM Maria Nilce Macedo Brandão e CEM Pedro Elias de Albuquerque Pereira. No dia 24, os CEMs Camilo Dias (Boa Vista) e Ovídio Dias de Souza (Amajari). Finalizando o mês de fevereiro, dia 27 tem cerimônia de alamar nos CEMs Tenente João de Azevedo Cruz e Antônia Tavares (ambos em Rorainópolis), e no dia 28, nos CEMs Senador Hélio Campos e Fernando Grangeiro de Menezes (os dois em Boa Vista).

MARÇO

No dia 1° de março, a cerimônia será nos CEMs João Rodrigues da Silva (São Luiz) e João Rogélio Schuertz (Caracaraí), no dia 2, os CEMs Maria de Lourdes Neves e Maria dos Prazeres Mota. No dia 3 de março, realizam a cerimônia os CEMs Mariano Vieira (Normandia) e Aldébaro José Alcântara (Bonfim). No dia 6 de março, os CEMs Dom Pedro II (Iracema) e Severino Cavalcanti, e no dia 7, os CEMs Cícero Vieira Neto (Pacaraima) e Luiz Rittler Brito de Lucena (Boa Vista).

REDE DE COLÉGIOS MILITARIZADOS

Atualmente a Rede de Colégios Estaduais Militarizados é formada por 34 instituições de ensino sendo 20 na capital e 13 no interior (Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Pacaraima, Bonfim Alto Alegre, São Luiz do Anauá e Amajari) e mais o CME (Colégio Militar Estadual) Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges. A Rede de Colégios Estaduais Militarizados atende 27.885 estudantes.

Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: ASCOM - SEED