Colégios Estaduais Militarizados realizam solenidades de entrega de alamares a estudantes da capital e interior

Roraima

06.08.2025

Iniciou nesta segunda-feira, 4, a programação oficial de entrega de alamares aos estudantes da Rede de Colégios Estaduais Militarizados de Roraima. As solenidades seguem até o dia 1º de setembro e contemplam escolas da capital e de diversos municípios do interior.

A entrega dos alamares é um momento simbólico que reconhece o bom desempenho dos alunos dentro do modelo de ensino militarizado. O distintivo é concedido a estudantes que atingiram média igual ou superior a 8,5 e se destacaram pela disciplina, responsabilidade e respeito às normas da instituição.

“É uma cerimônia que reforça valores como respeito, cidadania e responsabilidade, ensinamentos cultivados ao longo da formação escolar”, explicou o secretário adjunto e coordenador dos CEMs (Colégios Estaduais Militarizados de Roraima), coronel Augusto Arruda.

A programação inclui 33 colégios, realizada em diferentes turnos, sendo pela manhã, tarde ou noite. Em Boa Vista, as cerimônias começaram pelo Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio, no bairro Cinturão Verde, e seguirão por unidades como os colégios Carlos Drummond de Andrade, Wanda David Aguiar, Conceição da Costa e Silva, Maria de Lourdes Neves, Presidente Tancredo Neves, entre outros.

No interior, as cerimônias começam a partir do dia 19 de agosto, com destaque para as cidades de Pacaraima, Bonfim, Normandia, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Cantá, Alto Alegre e São Luiz do Anauá. Cada solenidade será marcada por apresentações cívicas, presença de autoridades militares e escolares, além da participação das famílias dos estudantes.

“A entrega do alamar é mais que um símbolo. É o reconhecimento do esforço dos nossos jovens e um incentivo para que continuem trilhando o caminho da responsabilidade e da dedicação aos estudos”, reforçou o coronel Arruda.

As cerimônias seguem um protocolo padrão, com hasteamento do pavilhão nacional, execução dos hinos do Brasil e de Roraima, além da entrega oficial dos alamares a alunos previamente selecionados por critérios pedagógicos.

A iniciativa integra a política estadual de valorização da educação pública e do modelo cívico-disciplinar adotado nos colégios militarizados, que têm apresentado avanços significativos em indicadores como rendimento escolar, redução da evasão e fortalecimento da cultura de paz no ambiente escolar.

REDE DE COLÉGIOS MILITARIZADOS

A Rede de Colégios Estaduais Militarizados de Roraima é composta por 34 unidades e atende 22.598 estudantes, conforme dados do Censo Escolar. São 20 escolas na capital e 13 no interior, além do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.

O programa de militarização das escolas é realizado em parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a Polícia Militar de Roraima e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, por meio da gestão compartilhada das unidades de ensino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS SOLENIDADES:      

06/08 – CEM XI – Prof.ª Wanda David Aguiar

07/08 – CEM X – Prof.ª Conceição da Costa e Silva / CEM IV – Prof. Jaceguai Reis Cunha

08/08 – CEM VI – Prof.ª Maria de Lourdes Neves / CEM V – Luiz Ribeiro de Lima

12/08 – CEM XXIII – Presidente Tancredo Neves / CEM XXIV – Senador Hélio da Costa Campos

13/08 – CEM II – Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena

14/08 – CEM VII – Prof.ª Maria dos Prazeres Mota

15/08 – CEM IX – Pedro Elias Albuquerque Pereira / CEM XXXII – Prof. Severino G. Gomes Cavalcante

18/08 – CEM VIII – Prof.ª Maria Nilce Macêdo Brandão / CEM III – Irmã Maria Teresa Parodi

19/08 – CEM XVI – Cícero Vieira Neto (Pacaraima) / CEM XXV – Nova Esperança (Vila Samaúma)

20/08 – CEM XVII – Aldébaro José de Alcântara (Bonfim) / CEM XXIX – Mariano Vieira (Normandia)

21/08 – CEM XII – Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí) / CEM XIX – Dom Pedro II (Iracema)

25/08 – CEM XIII – João Rogélio Schuertz (Caracaraí) / CEM XXVII – Vitória Mota Cruz

26/08 – CEM XV – Ten. João de Azevedo Cruz (Nova Colina) / CEM XIV – Prof.ª Antônia Tavares da Silva (Rorainópolis)

27/08 – CEM XXVI – Ovídio Dias de Souza (Amajari) / CEM XXVIII – José Aureliano da Costa (Cantá)

28/08 – CEM XXI – Prof. Camilo Dias / CEM XVIII – Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre) / CEM XXII – Maria Sônia de Brito Oliva

1º/09 – CEM XX – João Rodrigues da Silva (São Luiz do Anauá)

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed