Colégios Estaduais Militarizados realizam entregas de alamares e promoções de alunos

Roraima

17.05.2022

Ser reconhecido pelo esforço é animador para qualquer estudante, e nesta semana, os CEM (Colégios Estaduais Militarizados) Irmã Maria Teresa Parodi e Professor Jaceguai Reis Cunha realizam cerimônias de formaturas para entrega da Boina Grená, Alamares e Promoção de alunos. 

A solenidade no CEM Irmã Maria Teresa Parodi, localizado no Residencial Vila Jardim, bairro Cidade Satélite, ocorrerá nesta terça-feira, dia 17, às 17h30, na quadra esportiva da escola. Já o CEM Jaceguai Reis Cunha, no bairro Asa Branca, realizará a cerimônia na quarta-feira, dia 18, às 16h30, também na quadra da instituição. 

Durante o evento no CEM Teresa Parodi, haverá a promoção do batalhão escolar, a condecoração com Alamar para 200 alunos e também a entrega da Boina Grená para os novos alunos. A instituição atualmente possui 1.480 estudantes. 

A Boina Grená é entregue para os novos alunos da escola, após passarem por um período de adaptação. O Alamar é uma condecoração destinada aos estudantes que obtiveram média superior a 8,5 em todas as disciplinas no bimestre. A formatura, é o momento em que os alunos que se destacaram recebem patentes dentro do batalhão, as quais vão de cabo a coronel aluno. 

“O intuito das nossas condecorações é incentivar nossos alunos a ocuparem posições de destaque e liderança, através da dedicação, compromisso e disciplina com o seu próprio processo de ensino-aprendizagem”, disse a sargento Riane, monitora do corpo de aluno do CEM Teresa Parodi. 

No CEM Jaceguai, serão entregues Boinas Grenás e Alamares para 200 alunos que obtiveram bom desempenho no bimestre. Também ocorrerá a formatura dos novos integrantes do Batalhão Escolar. A instituição de ensino atende atualmente 630 estudantes. 

“Durante o mês de maio, todos os 18 colégios militarizados tanto da Capital quanto do Interior, realizarão as solenidades de incorporação, entrega de Alamar e Promoção de alunos. É uma forma de incentivar os alunos a se dedicarem ainda mais aos seus estudos”, ressaltou o secretário adjunto de Coordenação dos Colégios Militarizados, José de Souza. 

Rede de Colégios Militarizados

Em Roraima, 18 escolas integram a Rede de Colégios Militarizados, sendo 11 na Capital e seis no Interior, além de um Colégio Militar Estadual. Juntos, os colégios atendem a 15.830 alunos. 

A Rede de Colégios Militarizados foi instituída em 2018 por meio do Decreto Nº 25.974, com o objetivo de trabalhar dentro das unidades de ensino, os princípios de hierarquia, disciplina, civismo e cidadania como forma de integração social. 

Recentemente o Governo de Roraima instituiu na estrutura da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados, por meio do Decreto Nº 31.822, com o objetivo de auxiliar na gestão educacional e garantir assistência específica para essas instituições. 

Roraima também aderiu ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico Militares), instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto Presidencial N° 10.004 de 05 de setembro de 2019.

Esse modelo de escola é baseado no conjunto de ações em três áreas específicas: educacional, didático-pedagógica e administrativa. O Programa é desenvolvido pelo MEC com apoio do Ministério da Defesa por meio das Forças Armadas Federais. 

E no Estado, a Escola Estadual Cívico-Militar Escola Fagundes Varela, no bairro Nova Cidade, é a instituição que integra o PECIM. 


Por Gabriel Cavalcante 

Foto: Ascom/Seed