Colégios agrícolas do Paraná vão receber 23 drones durante o Show Rural

Paraná

31.01.2024

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) vai receber 23 drones e outros equipamentos da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) durante o Show Rural, em Cascavel, no Oeste do Estado, na semana que vem. A entrega será realizada na tenda do Sindicato Rural de Cascavel, onde acontece a ativação da Seed-PR na feira. Os equipamentos foram adquiridos mediante parceria entre o Governo do Estado e a entidade agrícola, por meio do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR). 

A entrega reunirá na quarta-feira (7) diretores e alunos de colégios agrícolas de diversas regiões do Estado, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, e o presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette. O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões.

”Além do Senar estar investindo na educação pública de qualidade, essa parceria representa um novo momento para os colégios agrícolas, que fazem parte da nossa educação profissional, formando jovens direto para o mercado de trabalho. Significa a garantia de um futuro melhor para nossos alunos e para suas famílias”, diz Miranda. 

Ágide Meneguette lembra que a ação é mais um passo do convênio, que iniciou em dezembro de 2022 e que vai se estender até 2030. “Há uma série de etapas que estão ocorrendo ao longo desse período. O foco é a formação de jovens qualificados para atuarem no setor agrícola, gerando emprego e renda no campo”, destaca. 

Com os novos equipamentos, os alunos terão acesso ao que há de mais moderno no que diz respeito à inovação tecnológica no setor. Os drones de precisão possibilitam, por exemplo, obter remotamente todas as informações referentes às culturas, sendo possível analisar a eficiência do plantio e mensurar as colheitas, o que influencia diretamente no desempenho das lavouras. 

Estado incentiva adesão dos produtores a energias renováveis no Show Rural 2024

Produtividade: IDR-Paraná discutirá manejo de solos compactados no Show Rural

 

PACOTE – Integram o pacote alguns penetrômetros, que servem para o desenvolvimento ideal da planta, aparelhos de GPS portáteis, GPS agrícolas, tablets, mostradores de solo, fluxômetros, termohigroanemômetros para medir a temperatura e a umidade do solo e kits de ordenha e de aplicação de agroquímicos.

 

As ferramentas serão destinadas a mais de 1,5 mil alunos dos 25 colégios agrícolas em todas as regiões do Estado, que já tiveram 11 mil horas de cursos de capacitação. Esses colégios unem Ensino Médio normal a disciplinas técnicas.

 

ESTRUTURA – No espaço da Seed-PR no estande, serão exibidos painéis com trabalhos relacionados à tecnologia no agronegócio realizados por alunos de quatro diferentes colégios agrícolas. Os trabalhos abordam diversas soluções para a agricultura de precisão como drones de pulverização, monitoramento de gado de leite com microchips e recomposição de matas nativas. 

 

Participam da exposição equipes de alunos das seguintes escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Fernando Costa (Santa Mariana - NRE Cornélio Procópio), Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil (Clevelândia), Centro Estadual de Educação Profissional Getúlio Vargas (Palmeira) e Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo (Castro). Cada instituição enviará oito alunos, sendo dois representantes de cada área de especialização.