Colégio vocacionado ao Ensino Cívico-Militar é inaugurado em Rio Bonito

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

21.07.2020

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), inaugurou, nesta terça-feira, dia 21, o Colégio Estadual Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro, no município de Rio Bonito. A escola será vocacionada ao Ensino Cívico-Militar, funcionará em horário integral e terá parceria com a Polícia Militar.  

O governador Wilson Witzel; o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Mandiocão; o orientador militar da escola, cabo PM Garcia; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lôbo Lamarão Silva; parentes do homenageado, além de alunos e seus familiares e parlamentares estiveram presentes no evento.

– Esta escola tem o espírito daquilo que queremos transmitir aos nossos jovens: disciplina e honra. Imaginem minha emoção ao escutar, hoje, o discurso da mãe de um aluno, que apesar do pouco tempo de funcionamento já reconhece a importância deste modelo de colégio para a formação dos jovens. Estes estudantes serão multiplicadores de boas práticas entre seus amigos e familiares – declarou Wilson Witzel.  

O governador também pontuou que, além do investimento na construção de escolas, o Estado tem buscado propostas que valorizem o papel e o trabalho do professor. Um dos projetos em andamento é a migração de carga horária de 16h para 30h semanais.

– Este projeto foi construído coletivamente e atende a uma antiga reivindicação da categoria. Estamos finalizando o documento, que será encaminhado para análise da Assembleia Legislativa (Alerj). Após aprovação, as inscrições serão abertas. A previsão é que a mobilidade comece no próximo ano, em caráter experimental e gradual, com docentes que atuam em regime de Gratificação por Lotação Prioritária (GLP), ou seja, que cumprem horas extras, para que tenham dedicação exclusiva na mesma unidade escolar onde estão lotados, com tempo de planejamento assegurado – explicou Wilson Witzel.

Neste ano, 11 novas escolas vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar, localizadas em 10 municípios do Rio de Janeiro, iniciaram as atividades. Na última semana, o Governo do Estado inaugurou dois colégios deste modelo em São Gonçalo.

– Hoje, inauguramos nossa 8ª escola cívico-militar e vamos inaugurar, nas próximas semanas, mais nove. Existe ainda uma procura gigante por esta modalidade, que já é destaque na aprendizagem remota, onde 90% dos alunos das escolas cívico-militares têm utilizado a plataforma do Google Classroom com frequência – destacou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.  

Nas escolas vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar, os estudantes contam com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Os alunos também aprenderão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao Ensino Cívico Militar.

– Queria externar minha alegria por este momento único. É a retomada de valores que vêm sendo perdidos ao longo dos anos. Precisamos de jovens que amem a pátria, a bandeira e o país – disse Ana Lúcia Fortes, mãe de um dos alunos matriculados nesta escola.

De acordo com o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Mandiocão, o município deve disponibilizar outro prédio ao Governo do Estado para a implementação de mais um colégio vocacionado ao Ensino Cívico-Militar, voltado ao Ensino Fundamental.