Colégio São José inova com ações de sustentabilidade passa a recolher vidros e frascos de polietileno

Tocantins

23.06.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

O Colégio Estadual São José está investindo em ações de sustentabilidade ambiental e, em parceria com empresas recicladoras, está recolhendo frascos de polietileno de alta densidade (pead) e vasilhames de vidros. A ideia surgiu como forma de transformar os conteúdos das aulas de ciências ambientais em atividades práticas e despertar nos estudantes uma consciência ecológica.

O projeto, que tem o nome de Sustentare, conta com a parceria das empresas Ecovidros, Associação de Catadores  e Catadoras de Materiais Recicláveis de Palmas (Ascampa) e Grupo da Família. De acordo com o diretor José Antônio Aguiar Gama, a escola passou a cuidar melhor do lixo. Todos os papéis utilizados no ambiente escolar e que seriam descartados no lixo comum, agora, estão sendo enviados para as recicladoras.

“Vaja bem, temos 85 servidores e mais 422 estudantes, e essas pessoas são as primeiras que estão adotando esse hábito de cuidar melhor do meio ambiente. E eles estão vendo na prática que, com ações simples, passamos a desenvolver uma consciência ambiental”, ressaltou José Antônio.

A servidora Melina Melém Assunção, assistente de secretaria, que trabalha na escola há 15 anos, falou sobre a sua participação no projeto. “Achei interessante essa ação de reciclagem, devido ao acúmulo de lixo que é jogado na natureza. Eu já trouxe três sacolas grandes de embalagens, que antes descartava no lixo comum. Eu estou me sentindo muito importante por estar fazendo parte dessa iniciativa”, comentou.

A coordenadora da biblioteca, Zoelia Tavares de Castro, explicou que, além dessas ações, a escola firmou uma parceria com a ambientalista Eliane Cecília Tochtrop, que colabora na parte de conscientização ambiental e com a Prefeitura de Palmas, que fornece containers e sacolões para o recolhimento do lixo.

“A ideia do projeto Sustentare inicialmente é que a escola seja uma unidade de sustentabilidade ambiental e possa ampliar essa ideia para todos os moradores da quadra 1.106 sul”, esclareceu Zoelia.

A escola incentiva toda a comunidade escolar a colaborar com o projeto e a aumentar o número de pessoas que ajudam a preservar o meio ambiente.

Reaproveitamento das embalagens

As embalagens de polietileno de alta densidade são encontradas em sua maioria no ambiente doméstico, como os frascos de detergente, amaciante, água sanitária, shampoo, condicionador, de fertilizantes, entres outros.

Essas embalagens são transformadas em cordas para varal, rede de pesca, redes esportivas e em cordas para outras utilidades.