Colégio público do Rio de Janeiro oferta aulas de Árabe

Ensino de Idiomas

06.11.2017

Insha´Allah, habib e marhaba são algumas expressões que já fazem parte do vocabulário dos alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Traduzindo, as palavras significam “Se Deus quiser”, “querido” e “olá”, respectivamente. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Fundação Internacional do Catar, os jovens estão aprendendo, desde maio deste ano, a Língua Árabe.

As aulas acontecem toda terça e quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, e são ministradas pela professora Salam Nasser Zidan, natural da Síria. Além do material didático específico, a docente utiliza vídeos e músicas durante as atividades, que têm duração de uma hora e meia.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Kátia Dias, os estudantes optaram por estudar o idioma pela curiosidade de conhecer a cultura milenar árabe e visando qualificação profissional.

– Essa diversidade linguística fará diferença no currículo dos nossos alunos no futuro. Hoje, temos duas turmas de árabe com 50 vagas, no total. A escola oferece, ainda, as línguas Inglesa, que é obrigatória, Espanhola, como disciplina optativa, e Alemã, cuja iniciativa é fruto de uma parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – afirmou a gestora.

Atualmente, a rede estadual possui cinco escolas interculturais que ofertam ensino de línguas estrangeiras, como Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Turco, além de duas escolas que contam com aulas de Coreano e Italiano.