Colégio Estadual Rui Barbosa realiza mostra para evidenciar experimentos científicos dos estudantes

Tocantins

08.12.2022

Para estimular o pensamento científico e crítico dos estudantes, a equipe de professores de Ciências da Natureza do Colégio Estadual Rui Barbosa realizou nessa quarta-feira, 7, uma Mostra de Experimentos, na qual os alunos tiveram a oportunidade de socializar com a comunidade escolar os experimentos realizados nas disciplinas de biologia, física e química neste ano. 

Um dos objetivos principais das práticas experimentais é demonstrar como alguns fenômenos estudados nas áreas de conhecimento de Ciências da Natureza ocorrem na prática. Nessa iniciativa pedagógica, os estudantes puderam experimentar e compartilhar os conhecimentos teóricos, práticos e aplicação dos experimentos realizados nas aulas de práticas no decorrer do ano letivo. 

Os experimentos foram apresentados por todos os estudantes da escola, que, para a ação, foram divididos por turma, cada uma com a supervisão dos professores de práticas experimentais das disciplinas de Ciências da Natureza, entre elas, experimento de física sobre dilatação de sólidos; de biologia sobre os principais sistemas do corpo humano; e de química para identificação de substâncias.

O professor Dhiogo Thomaz Costa Lobato explica que a ação foi criada com a proposta de despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico através da reprodução de experimentos. “Essa prática pretende instigar a aprendizagem dos conhecimentos científicos de forma dinâmica, através da observação dos fenômenos que ocorrem. Pudemos observar a interação e curiosidades dos alunos em manusear os objetos e o resultado final do experimento. Eles se mostraram curiosos e motivados e ficou evidente que além dos estudos dos fenômenos apresentados nas práticas, conseguimos estimular o pensamento científico e crítico de nossos alunos”.

O estudante Lucas Oliveira Brito ressaltou que participar da ação agregou novos valores e proporcionou um maior engajamento e interação entre os estudantes. “Foi um momento importante para os estudantes aprenderem e trocarem conhecimentos. Toda a escola se mobilizou em prol dessa atividade. Todo mundo da escola ama esses movimentos e ações, por isso deve ser realizada sempre”. 

Colaboraram com a ação o professor e coordenador de área de Ciências da Natureza, Thiago Valadão Costa, e os professores Jakeline de Souza Bastos, Marcela Valadares, Sheylene Alves e Dhiogo Thomaz.

Alcione Luz/Governo do Tocantins