Colégio Estadual Marechal Costa e Silva de Muricilândia envolve estudantes em projeto sustentável de reaproveitamento de água

Tocantins

11.11.2022

Alcione Luz/Governo do Tocantins Com o objetivo de trabalhar entre os estudantes conceitos matemáticos no uso correto da água e diminuição de gastos com o consumo, além de preservar o meio ambiente, a coordenação financeira do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, de Muricilândia, implementou o projeto “Reaproveitamento da água do ar condicionado” - Aprendendo e Economizando. A iniciativa surgiu após observações do alto valor pago pelo consumo de água na limpeza, conservação do jardim e dos canteiros da unidade de ensino. Para tanto foram criados protótipos para reaproveitamento da água dos condicionadores de ar e utilização na higienização dos espaços escolares.

O projeto visa proporcionar aos estudantes maneiras diferentes de conciliar conteúdos teóricos da sala de aula, relacionados a cálculos, com a parte prática. “Na parte prática, os alunos colaboraram na confecção de recipientes no formato de cilindro - cano PVC de 100mm , para acoplar nos aparelhos de ar-condicionado da unidade escolar, com o intuído de aparar a água que os mesmos ficam gotejando em recipiente não adequado como por exemplo, baldes, bacias. Assim, os alunos aprendem como calcular o volume e capacidade que cada recipiente caberá”, relatou o coordenador financeiro do colégio, Wagner Santos. A ação, realizada com o apoio do professor de matemática José Pereira da Silva Filho para trabalhar a temática com estudantes, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração, interpretação e resolução de operações e situações problemas.

“Com esse projeto, os estudantes têm a oportunidade de aprender matemática de um modo realmente significativo, com a possibilidade de ter contato, em um nível apropriado, com as ideias e os métodos fundamentais da matemática e de apreciar o seu valor e a sua natureza”, frisou o professor. Para o estudante Brayan Lucas Alves de Sousa, participar de ação inovadora na escola foi muito produtiva. “Estudamos sobre a metragem cúbica da água e a importância de reutilizar a água do ar condicionado. Nós que fizemos os coletores de água e ver as servidoras da limpeza do colégio utilizando os equipamentos foi muito legal”, pontuou.