Segurança Escolar
24.08.2021As 48 câmeras de monitoramento instaladas no Colégio Estadual Martins Borges, da rede pública estadual, em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, fazem do ambiente escolar um lugar mais seguro para alunos, professores e servidores. O que beneficia, ainda, as famílias dos estudantes, que podem contar com uma escola bem equipada no seu sistema de segurança próprio.
Esse é o sentimento da aluna Lorena Alves, de 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio no colégio. “Me sinto mais protegida, pois o monitoramento também nos defende de possíveis atitudes indesejáveis, como é o caso do ‘bullying”, muito comum anteriormente em alguns ambientes”.
O que disse Lorena fez Sarah Kalil El Ajouz de Oliveira, atual secretária geral do colégio Martins Borges, lembrar de um episódio em que a verdade veio por meio das imagens de câmeras de monitoramento. “Certa vez, vimos que havia um entrevero entre dois alunos, então salvamos as imagens, chamamos os pais e resolvemos a questão”, conta Sarah, que foi gestora da escola no período de 2002 a 2007.
O atual gestor do colégio, Tairo Vieira, também ressalta a importância do sistema de monitoramento para a proteção do local e das pessoas. “Esse investimento nas câmeras nos ajudou a identificar ameaças externas e problemas internos, que foram resolvidos”, considera.
Para Tairo, a dinâmica do sistema de câmeras em tempo real facilita muito. “Se não tivéssemos a vigilância eletrônica implantada, acredito que seria necessário a contratação de sete guardas para cuidar do espaço de 10 mil metros quadrados de área total da escola”.
Com recursos do Programa Equipar, do Governo de Goiás, o gestor explica que o colégio Martins Borges ganhou mais 16 câmeras de monitoramento novinhas, que se juntaram a outras 32 câmeras anteriormente implantadas. “O dinheiro do Equipar ainda ajudou na manutenção do sistema antigo, que recebeu atualização”, destaca.
O sistema é responsável por monitorar o dia a dia escolar de 1.541 alunos, 57 professores e 24 servidores.