Colégio Estadual Dr. Abner Pacini promove 1ª Mostra LinguaGir com participação da comunidade local

Tocantins

09.11.2022

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Uma noite especial para apreciar as habilidades artísticas dos estudantes e a aprendizagem nas área de linguagens. Esse foi o objetivo da 1ª Mostra do Projeto LinguaGir: Sarau Cultural e Arte por toda parte, promovido pelo Colégio Estadual Dr. Abner Pacini, localizado em Almas. Na terça-feira, 8, os alunos da unidade escolar, apresentaram para  a comunidade, músicas, coreografias e Historias em Quadrinhos (HQs) nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola.

Por meio do Sarau, a escola abordou os componentes curriculares da área de linnguagens, códigos e suas tecnologias, trazendo diversidade em conhecimento da literatura, escrita, vocabulário e manifestações culturais.

“Buscamos o desenvolvimento intencional dos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais do estudante por meio de processos educativos significativos que promovam a autonomia, o comportamento cidadão e o protagonismo na construção de seu projeto de vida”, destacou a gestora da escola, Luciana Castro.

A aluna Luciana Barbosa destacou a relevância da iniciativa. “Foi muito bom ser convidada para participar da Mostra. Só  tenho a agradecer a meus professores por tudo que tenho aprendido e aos meus colegas, que vivenciam tudo isso comigo. Sou muito feliz em estudar nesta escola”.

Conforme a professora Cleidimar Belém, “eventos lúdico-culturais, valorizam a estética, a autonomia artística, a imaginação e a criatividade dos estudantes”.

Na exposição das telas, o público apreciou telas pintadas pelos alunos com releituras de obras de artistas plásticos brasileiros como Tarsila do Amaral. O evento contou também com a presença de escritores do sudeste do músicos, poetas e contadores de histórias do sudeste do Estado.