Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini promove ação sobre queimadas na região de Almas

Tocantins

11.10.2024

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, realizou nesta sexta-feira, 11, uma ação educativa focando nas queimadas e suas consequências na região. O projeto contou com a participação de 130 estudantes do ensino médio e fundamental, com o intuito de promover a conscientização sobre as queimadas, estimulando os jovens a investigarem e discutirem suas causas e impactos. 

A iniciativa foi fundamentada em uma pesquisa qualitativa realizada pelos estudantes sobre as queimadas nas Serras Gerais, com o objetivo de levantar a opinião dos moradores e entender como percebem esse fenômeno e suas implicações. Os estudantes elaboraram um questionário com cinco perguntas que abordavam as causas das queimadas, possíveis medidas de prevenção, a percepção sobre o aumento da frequência dos incêndios e a relação com mudanças climáticas. 

Os estudantes apresentaram os resultados da pesquisa com as opiniões dos moradores e discutiram os dados obtidos, promovendo um diálogo sobre o tema. Os dados foram organizados pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), grupo formado por estudantes da unidade, dedicado a discutir a preservação do meio ambiente por meio de práticas educativas. O grupo também produziu um vídeo no formato de reportagem, para apresentar os resultados de maneira clara, garantindo o anonimato dos entrevistados. 

O estudante André Luiz dos Santos Alves é integrante do grupo COM-VIDA, e revela que participar da ação foi uma experiência transformadora. “Percebi como as queimadas impactam não só o meio ambiente, mas também a vida das pessoas da nossa comunidade. Muitas delas expressaram preocupações que eu nunca havia considerado, como a perda de fauna e flora e os riscos à saúde. Sentir que nossas vozes e da comunidade podem fazer a diferença me motivou ainda mais a me envolver em causas ambientais”.

De acordo com o coordenador de Ciências da Natureza, Alan Cassio Rodrigues Soares, os estudantes demonstraram grande interesse em compreender as causas e consequências das queimadas. “As discussões que surgiram a partir das respostas coletadas foram extremamente enriquecedoras. O trabalho do grupo COM-VIDA foi um passo crucial para sensibilizar ainda mais a comunidade. Acredito que essa experiência ajudará nossos alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente”.

A diretora Marizete Cardoso expressa que espera que o projeto alcance muitas pessoas, para que todos engajem no cuidado com o meio-ambiente. “Por meio dessa iniciativa, o colégio promoveu uma valiosa experiência de aprendizado, engajando os estudantes na pesquisa e na reflexão sobre questões ambientais que afetam diretamente a região”, pontuou.

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins