Colégio Estadual de Itacajá participa de atividades ambientais

Tocantins

06.06.2024

O Colégio Estadual de Itacajá realiza ações do projeto Rio Manoel Alves Pequeno -Limpar para conservar, como parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente. E entre as ações estão palestras, plantio de mudas para a revitalização da mata ciliar no Rio Manoel Alves e participação na campanha de recolhimento do lixo eletrônico. 

O projeto, que já existe na escola há 22 anos, é uma referência na educação ambiental e foi desenvolvido para ser executado ao longo do ano, e a culminância das ações está prevista para ser realizada no mês de setembro.

Neste ano, algumas ações do projeto fizeram parte da programação preparada pela Prefeitura Municipal de Itacajá, na Semana Nacional do Meio Ambiental. E a primeira ação foi a palestra realizada nessa quarta-feira, 5, na escola, sobre queimadas e incêndios florestais e uma apresentação da Brigada Municipal. 

Na próxima segunda-feira, 10, a ação será o plantio de mudas para fortalecer a mata ciliar do Rio Manoel Alves Pequeno, com o apoio dos estudantes do Grêmio Estudantil.

Na quinta-feira, 13, os alunos farão parte de uma caminhada de divulgação e conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico e os locais de recolhimento. 

A professora Solange da Silva Brandão, que coordena a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na escola, destacou a relevância dessas ações para a formação dos estudantes. “A nossa proposta é mobilizar a população local para a construção de uma cidadania ambiental para preservarmos o Rio Manoel Alves Pequeno, por meio de nossas ações”, frisou. 

O estudante Julio Sanderson Matos Barbosa, 16 anos, que também faz parte do projeto Mãos que cuidam da água, do Museu da Água Brasileira, falou da importância das parcerias. “Nós estamos inseridos na agenda municipal, e por meio de parcerias como essa, entre escola e município, vamos conseguir preservar o meio ambiente. E cuidar, guardar e preservar o meio ambiente é missão de todos nós”, afirmou.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins