Colégio Estadual de Almas realiza encontro entre educadores e estudantes para avaliar e aprimorar aprendizado

Tocantins

21.10.2024

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, em Almas, deu início na manhã desta segunda-feira, 21, ao pós-conselho de classe, um evento importante para a reflexão sobre o desempenho dos alunos e o aprimoramento do processo educativo. A atividade visa permitir que a comunidade escolar avalie sistematicamente os resultados obtidos e trace estratégias para o futuro.

O encontro aconteceu em um ambiente colaborativo em que estudantes participaram de análises detalhadas dos resultados internos e externos do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (SAETO). A presença de professores de Língua Portuguesa e Matemática, da coordenação pedagógica e dos líderes de turma proporcionou uma discussão rica e diversificada.

Um dos temas centrais abordados foi a questão das faltas, destacando sua relevância na relação com o aprendizado e a formação integral dos estudantes. A equipe buscou entender as causas das ausências e suas implicações, promovendo um diálogo aberto sobre como a escola pode apoiar os alunos em suas dificuldades, garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para superar obstáculos.

 A diretora Marizete Cardoso destacou que a realização do pós-conselho de classe reafirma a importância de uma avaliação contínua e participativa, permitindo que toda a comunidade escolar se mobilize em prol do sucesso dos estudantes. “Ao final do encontro, ficou claro que, juntos, educadores e estudantes podem enfrentar desafios e celebrar conquistas, promovendo um ambiente propício ao crescimento e ao desenvolvimento acadêmico e pessoal. Essa é a essência da educação, formar cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro”, pontuou.

"O compromisso da nossa escola com a formação integral dos estudantes é evidente nesta iniciativa, que assegura que todos tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver academicamente. A jornada de aprendizagem é uma construção conjunta, que depende do comprometimento e do protagonismo dos estudantes”, destacou Vinícius Rodrigues da Silva, professor de Língua Portuguesa.

Maria Eduarda Batista, estudante do 8º ano, também compartilhou sua experiência. “Participar foi uma experiência significativa. Durante a reunião, pude compartilhar minhas dificuldades  e também ouvir sobre as experiências de outros colegas.  Senti que minha voz realmente contava”, relatou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins