Tocantins
18.02.2025Com as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 chegando, a Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, de Almas, promoveu nesta terça-feira, 18, uma ação de conscientização sobre os desafios das provas, que são fundamentais para medir a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos estudantes.
Durante a mobilização, que teve como objetivo reafirmar o compromisso da escola com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento integral dos alunos, foram apresentados gráficos com os resultados anteriores e a projeção para o ano de 2025.
A diretora Ana Andreza reforça a importância de criar um ambiente escolar motivador e de incentivo, onde todos os estudantes sintam-se confiantes para enfrentar os desafios. “A preparação para o Saeto e o Saeb não deve ser vista como uma pressão, mas como uma oportunidade de mostrar o quanto os alunos evoluíram ao longo de sua trajetória escolar”, afirma a gestora.
De acordo com coordenador pedagógico Franklin Sá, a unidade tem em seu histórico a concepção de que “professores e estudantes têm um papel fundamental na construção da escola. Por isso que o diálogo entre estes dois agentes é importante para alcançarmos os objetivos, desempenhos e progressões educacionais e de ensino”, pontua.
Para a orientadora educacional Flávia Rogéria a preparação para as avaliações é uma oportunidade de refletir sobre o aprendizado adquirido ao longo dos anos e uma forma de reconhecer as áreas que precisam de mais atenção. “A dedicação contínua e o comprometimento com os estudos são fundamentais para que os alunos alcancem resultados positivos, tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o futuro educacional”.
A estudante Klara Vitória Paula Oliveira ressalta a importância da mobilização da escola em torno das avaliações. “Ao envolver toda a comunidade escolar nesse processo, fica claro o compromisso da escola com a qualidade do ensino. Essa preparação não só a ajuda a nos sentirmos mais preparados, mas também demonstra a preocupação dos professores com o nosso desempenho e futuro acadêmico”.
Segundo a estudante Amabily Santos Ribeiro, “com esse apoio todos os estudantes têm mais chances de alcançar bons resultados, pois recebem o incentivo necessário para se dedicar aos estudos e enfrentar os desafios das avaliações com confiança e determinação”.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins