Tocantins
14.06.2024O Colégio Estadual Dr. Abner Araujo Pacini, de Almas, promoveu nessa quinta-feira, 13, uma aula de campo na comunidade quilombola São Joaquim, em Porto Alegre do Tocantins. A visita teve como objetivo mostrar e ensinar aos estudantes sobre o uso das plantas medicinais da comunidade, bem como suas tradições culturais e os benefícios de uma vida próxima à natureza.
Durante a ação os estudantes realizaram um levantamento detalhado sobre o uso das plantas medicinais na comunidade e puderam aprender sobre as técnicas de preparo e uso, como infusões, pomadas e xaropes. Os estudantes também observaram a importância dos rituais e cerimônias na colheita e plantio, garantindo uma produção sustentável e em harmonia com a natureza.
Para a diretora do colégio, Marizete Cardoso, a aula de campo na comunidade quilombola foi uma experiência enriquecedora para todos os estudantes. “Esse contato direto com a cultura e histórias locais ampliou nossa compreensão sobre a diversidade e resistência do povo quilombola do Tocantins”.
De acordo com o professor Alan Cássio Rodrigues Soares, a comunidade São Joaquim agregou novos conhecimentos aos estudantes, pois “eles puderam conciliar o que estava sendo estudado em sala de aula sobre as plantas e o conhecimento empírico pelos membros da comunidade, aprendizado rico que fez os estudantes brilharem os olhos”, revela.
O estudante Pablo Rogério relata que foi um momento muito especial, que trouxe novos conhecimentos para ele e seus colegas. “Essa viagem foi uma ótima oportunidade para conhecer novos estilos de vida e entender melhor as danças culturais e atos religiosos que acontecem todos os anos. Essa é uma cultura muito rica e fico feliz em poder aprender mais”.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins