Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva de Tocantínia planeja projeto para retomada da horta escolar

Tocantins

29.05.2020

O Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia, pertencente à Diretoria Regional de Educação de Miracema, planeja a retomada da horta escolar. O trabalho com a horta na escola iniciou-se no ano de 2015, e foi até o ano de 2018, período em que foi ofertado o curso de Técnico Agrícola. O objetivo inicial foi colocar em prática os conteúdos teóricos estudados em sala de aula. O resultado foi tão positivo que rendeu reconhecimento para além do município, com a linha de trabalho direcionada aos produtos orgânicos.

A proposta para este ano começou com uma pareceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a escola. O trabalho será desenvolvido, após o período de distanciamernto social, respeitando o tempo de cada planta cultivada, pois o lema da ação é que “não se pode plantar e colher no mesmo dia”, bem como foi enfatizado pelo professor Raimundo Freire, que  apresentou aos envolvidos as vantagens da produção orgânica para a saúde humana e a preservação do meio ambiente.

Antônio Sidney Rosendo, diretor do Colégio Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, destaca como funciona a horta. “Não faremos uso de nenhum produto químico para o combate de insetos e pragas. Os estudantes podem até produzir em suas próprias casas os produtos naturais. Queremos aproveitar a área que há em nossa escola. É uma área ampla e, neste período da pandemia, estamos com dificuldade para produzir os nossos produtos, mas já firmamos a parceria com o Senar para voltarem às atividades qundo isso tudo passar”, destacou.

O diretor ressalta ainda que a escola recebeu do Senar todas as ferramentas indispensáveis para uma horta, por exemplo, “carrinho de mão, enxada, pá, aspersor bailarina, regador, mangueira; enfim, todos os objetos necessários ao fazer de uma horta”, concluiu.

A escola está aguardando o período de pandemia passar para poder retomar as atividades. Enquanto isso, apenas planeja o que irá realizar com as comunidades escolar e local. Para o diretor, “os produtos da horta serão alimentos servidos na merenda escolar, além de proporcionar um aprendizado para as crianças, o que deixa um legado para a vida de cada um”.