Colégio Estadual Alfredo Nasser realiza feira para celebrar o Mês Mundial da Alimentação, em Porto Alegre do Tocantins

Tocantins

28.10.2024

O Colégio Estadual Alfredo Nasser de Porto Alegre do Tocantins, celebrou na manhã desta segunda-feira, 28, o Mês Mundial da Alimentação Escolar com uma feira dedicada às frutas típicas do Cerrado, destacando a importância da segurança alimentar e nutricional. A atividade, realizada por meio do componente curricular de Biologia, envolveu estudantes e professores em uma rica troca de conhecimentos sobre os alimentos nativos da região.

O Mês Mundial da Alimentação, que visa conscientizar a sociedade sobre a luta contra a fome e a necessidade de sistemas alimentares sustentáveis, teve sua culminância com a apresentação de frutas como pequi, cagaita, mangaba, jatobá e caju. Esses frutos são reconhecidos por seu valor nutricional e têm ganhado espaço em eventos que promovem o consumo consciente e a preservação do bioma do Cerrado.

Durante a feira, os estudantes puderam aprender sobre as propriedades nutritivas desses frutos, que são fontes ricas de vitaminas, fibras e antioxidantes, fundamentais para uma dieta equilibrada.

A iniciativa, segundo a professora de Biologia, Silvana de Sousa Ferreira teve como objetivo principal incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis e promover a diversidade cultural através do uso de produtos regionais. “Promover o consumo e o conhecimento sobre os frutos do Cerrado pode trazer benefícios significativos para a saúde dos estudantes e contribuir para a conscientização sobre a preservação ambiental. Esses frutos nativos são valiosos não apenas por seus benefícios à saúde, mas também como ferramentas para a educação ambiental”, ressaltou. 

"Esse trabalho foi muito relevante para nós. Falar sobre os frutos trouxe conhecimento e conexão com a biodiversidade. Aprendi que o Cerrado oferece uma variedade de frutos altamente nutritivos, cada um com seu sabor e benefícios únicos", afirmou a estudante Nanda Rodrigues Barbosa.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins