Tocantins
14.02.2025Os estudantes do curso Técnico em Mineração, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, pertencente à Superintendência Regional de Educação de Dianópolis, participaram da aula inaugural, na quinta-feira, 13, na área técnica da empresa Aura Minerals.
O curso profissionalizante ocorre pela pareceria do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com a empresa Aura Minerals, de Almas, que busca ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, que é uma das prioridades do Governo Estadual e objetiva triplicar as matrículas nessa modalidade de educação no segmento público.
Durante a ação, os estudantes foram acompanhados pela diretora da unidade escolar, Luciana Castro de A. L. Nunes; pelo coordenador de Cursos Profissionalizantes, Arialdo Castro Junior; da inspetora Glauciene Nogueira e da técnica em Educação Profissional, Daniela Lopes, que representaram a Superintendência Regional de Educação de Dianópolis; além do suporte da Aura Minerals, tendo sua responsável Raquel Macedo.
Por ser uma aula inaugural, seu objetivo foi apresentar as oportunidades de atuação no mercado de trabalho de um técnico em mineração, os componentes que são estudados durante o curso e a abrangência do uso de minério. Os futuros profissionais de mineração observaram algumas rochas, bem como o material que é coletado e encaminhado para análise em laboratório.
Entre os espaços demonstrados aos estudantes destacaram-se planta de beneficiamento, onde foi explicado todo o processo de beneficiamento do minério; as etapas de processamento e a importância na cadeia produtiva, além de conhecerem também os equipamentos utilizados neste processo.
Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar os departamentos da empresa Aura Minerals, para de forma prática conhecerem o local de coleta de material de mina, em que se realiza a separação do minério. Diretamente na mina, foram apresentadas máquinas, perfuratriz, retroescavadeira, caminhões, dentre outros equipamentos, que transportavam o material a ser triturado e passado pela planta de beneficiamento.
O professor Arialdo Castro Júnior, coordenador de cursos profissionalizante, destacou o momento como positivo. “Os estudantes puderam ver na prática como funciona o campo de atuação desses profissionais, além de perceberem a mineração vai além da extração de ouro, envolvendo o calcário e o fosfato natural. Que a região de Almas é um grande corredor de minério, abrangendo os municípios vizinhos como Natividade, Novo Jardim. Mineração e agro são correlacionados e que há necessidade de profissionalizar a mão de obra local, para atender esse mercado”, destacou o coordenador.
A diretora da Escola Agropecuária de Almas, Luciana Castro de A. L. Nunes, comentou do benefício do curso para a região. “Este curso é importante, pois vai formar técnico na região para atuar num mercado de trabalho que está em expansão, além do que, este é o único curso nessa área que há no Estado até o momento. Teremos técnicos em Mineração, que atuarão profissionalmente na indústria de grande relevância econômica e com muitas oportunidades de trabalho”, concluiu.
O estudante Cristian Carlos Sousa Máximo, 15 anos, relata que gostou bastante do que foi apresentado sobre a mineração e a possibilidade de aprendizagem. “Poder conhecer as oportunidades de trabalho e o processo da mineração foi muito bom. Achei interessante a explicação sobre as rochas e gostei da visita técnica. Acredito que o curso será muito importante para meu crescimento pessoal e profissional”, ressaltou o estudante.
Parceria
A Seduc firmou Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a mineradora Aura Minerals. O Acordo de Cooperação tem como objetivo ofertar duas turmas do Curso Técnico em Mineração, sendo uma turma na forma Integrada ao Ensino Médio e outra na forma Subsequente, com 35 estudantes cada.
O referido curso será ofertado no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, que realizará a matrícula dos estudantes. As aulas práticas serão ministradas dentro das dependências da Aura Almas.
A mineradora disponibilizará os equipamentos e laboratórios necessários à realização das aulas práticas do curso Técnico em Mineração, bem como os profissionais com formação específica na área para atuar na parte pedagógica e coordenação do curso técnico.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins