Colégio em Teofilândia promove atividades de preparação para o ENEM

Bahia

17.05.2022

Com aulas extras, simulados, rodas de conversa, workshops, oficinas e aulões de todas as disciplinas, os estudantes do Colégio Estadual de Teofilândia estão participando de um projeto na unidade chamado "Se liga no ENEM". As ações têm como objetivo mobilizar, orientar e encorajar cerca de 180 jovens para o ingresso no Ensino Superior, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, e está com inscrições abertas até o próximo sábado (21).

>> Faça sua inscrição para o ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)

A estudante Yasmin Silva de Jesus, 17, cursa o 3º do Ensino Médio e sonha em fazer Medicina Veterinária,  na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com uma rotina intensa de estudos, ela considera que o projeto foi iniciado em um bom momento. “Espero conseguir tirar uma boa nota e que, através do ENEM, tenha a oportunidade de conseguir ingressar na faculdade. Achei um projeto importante, através dele, os alunos podem estudar os assuntos que caem na prova de maneira mais aprofundada, proporcionando uma maior chance de ingressar na faculdade”

Da mesma série e idade, a estudante Elaine Camargo quer passar em Medicina e visualiza o projeto como uma ação complementar, que vai contribuir positivamente em sua formação. “Achei o "Se liga no ENEM" uma ótima iniciativa, amei o projeto. É uma força extra para quem pretende ter acesso a uma boa faculdade. Estudo no colégio no turno vespertino, e, nas horas vagas, procuro reforçar os estudos para o ENEM e vejo que os aulões e debates do projeto têm ajudado na preparação”.

De acordo com Sidinei Silva, diretor do Colégio, o "Se liga no ENEM" já possui um cronograma de ações até o período da avaliação. “Estamos com uma boa adesão dos estudantes. As atividades se articulam com outros recursos do processo ensino-aprendizagem e com a oferta de momentos de preparação, por meio de encontros presenciais e on-line, para discussão sobre o exame, a aplicação de simulados e a resolução de exercícios contextualizados, com os objetos de conhecimentos trabalhados na unidades e trocas de conversas com profissionais“.

Projeto ENEM 100% - Através da iniciativa, serão promovidos aulões virtuais ministrados por professores da rede estadual e voluntários de cursinhos, assim como simulados nas escolas estaduais. A playlist dos aulões de revisão realizados em 2021 pode ser acessada através do endereço https://bit.ly/3MFzkQO. A SEC continua com a parceria da Rede ENEM, por meio da qual disponibiliza, gratuitamente, um vasto material preparatório para o exame, que pode ser acessado através do endereço https://bit.ly/3uUUF1j. Na página, o candidato encontra dicas, simulados, planos de estudo, e-Books e outros materiais de apoio. A Rede ENEM também elaborou vídeos que ajudam a esclarecer dúvidas sobre as inscrições e que podem ser acessados no link https://bit.ly/3svepIB.