Tocantins
01.08.2024Com o tema “A Educação muda vidas e transforma histórias”, o Colégio Estadual Dom Orione, de Tocantinópolis, realizou, nessa quarta-feira, 31, formação continuada para servidores da unidade escolar. O objetivo principal do encontro é alinhar ações a serem desenvolvidas no segundo semestre letivo na escola.
Durante a formação, foram discutidos o repasse de informações gerais sobre as ações da escola, acompanhamento das ações do Plano Político Pedagógico, organização das rotinas, seleção de disciplinas eletivas, além da oficina para produção de texto para divulgação de notícia.
Entre os temas trabalhados, a produção de texto chamou a atenção para o objetivo da informação. Para tanto, foram pontuados a importância das funções da linguagem e os elementos envolvidos no processo comunicativo. Uma das funções mais evidenciadas foi a função Referencial, por trazer características do texto jornalístico.
A professora de Língua Portuguesa, Eriane Barros, pontuou sobre a formação voltada para texto de divulgação de informação. “O conteúdo trazido foi objetivo e útil tanto para a prática em sala de aula, como para os registros de evidências do nosso trabalho. Além disso, enquanto professora de linguagem foi ótimo ver conceitos básicos de nossa área aplicados no dia a dia de uma profissão tão importante como a de jornalista”, destacou Eriane Barro.
A professora de Sociologia, Janeide Cavalcante, comentou que as informações apresentadas na oficina sobre texto jornalístico informativo contribuem positivamente. “Agora ficou mais clara a forma como se apresenta um texto para publicação de evidências das ações realizadas na unidade escolar. Entendi mais sobre como construir um texto jornalístico e os elementos que o compõe. A partir dessa exposição, podemos construir textos mais consistentes para evidenciar o trabalho que estamos desenvolvendo”, pontuou a professora Janeide.
A professora de História, Amanda Cristina Neves, destacou que “a exposição do professor Abrão de Sousa sobre a produção de texto jornalístico traz à tona uma discussão extremamente profícua no momento em que vivemos, em que precisamos estar atentos às diversas maneiras de se realizar a construção de um texto, de maneira que isso se faça importante nos mais diversos componentes curriculares. Os passos elencados pelo professor nos possibilitaram o entendimento da necessidade de compreendermos esse formato textual de maneira que facilite a compreensão do leitor”, concluiu a professora Amanda Cristina.
A coordenadora pedagógica, Hélida Brilhante, destacou a importância que o momento formativo traz. “Proporciona aos professores e equipe diretiva uma melhor organização da rotina no 3º bimestre, além de orientar a equipe pedagógica quanto à sistematização dos registros das ações realizadas por meio da oficina que tivemos sobre os elementos da narrativa. Os pontos contemplados foram selecionados de acordo as necessidades da equipe pedagógica da Unidade Escolar”, concluiu a coordenadora.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Dicom Seduc / Governo do Tocantins