Tocantins
10.12.2025
O Colégio Estadual Dom Orione, de Tocantinópolis, realizou na terça-feira, 9, a culminância das disciplinas Eletivas do 2º semestre, reunindo estudantes, professores e convidados. A manhã foi marcada por criatividade, emoção e demonstrações do impacto dos Itinerários Formativos na vida dos jovens.
A culminância teve como objetivo socializar aprendizagens e valorizar o protagonismo juvenil, aproximando escola, comunidade e estudantes e fortalecendo a formação integral.
Ao longo das apresentações, as eletivas, que são componentes essenciais da nova organização curricular, conectaram investigação, autonomia, expressão e sentido. Em cada trabalho apresentado, foi percebido o reflexo do percurso vivido pelos estudantes durante o semestre, traduzindo habilidades, competências e projetos que nasceram de seus interesses reais.
Para a coordenadora pedagógica Hélida Brilhante de Jesus Queiroz, o evento foi marcante. “A culminância das eletivas nos presenteou com um dia de descobertas, brilho e emoção. A cada apresentação, vimos novos talentos e percebemos o quanto de aprendizagens foram construídas ao longo desse percurso. Aos professores, minha profunda gratidão. Como nos lembra Rubem Alves, ‘ensinar é um exercício de imortalidade’. Cada professor deixa marcas que seguirão ecoando na vida dos nossos jovens”, destacou.
A professora Amanda Cristina Amorim Silva Neves, responsável pela eletiva Mitos e Heróis: da Antiguidade ao Cinema, celebrou o percurso da turma. “Foi muito gratificante ministrar essa eletiva e ver uma culminância tão bonita. Mais do que analisar personagens e filmes, compreendemos que heróis estão nas atitudes do cotidiano”, destacou.
A estudante Marianne Conceição da Silva Cruz destacou a ampliação das aprendizagens. “A eletiva nos proporcionou uma aprendizagem ampla. Entendemos que o herói evolui com o tempo, mas continua sendo símbolo de valores, superação e defesa da humanidade”, ponderou.
A técnica do Ensino Médio da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, Jaqueline de Araújo Moura, enfatizou o avanço no protagonismo juvenil. “Foi notório o crescimento dos estudantes, especialmente no protagonismo e no compromisso. Trabalhos como o da eletiva ‘Doutores do Afeto’, que extrapolaram os muros da escola e chegaram ao abrigo de idosos da cidade, mostram o quanto o Ensino Médio é decisivo para a vida acadêmica e pessoal”, pontuou a técnica.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins