Colégio Cícero Vieira Neto em Pacaraima realiza 1° Festival de Inverno

Roraima

10.07.2019

Por Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

Aproveitando o clima frio do município de Pacaraima, ao Norte do Estado, o Colégio Estadual Militarizado (CEM XVII) Cícero Vieira Neto,realizará na próxima sexta-feira, 12 e sábado, 13, a 1° Edição do Festival de Inverno. Evento é aberto ao público e ocorre das 19h às 23h nas dependências da instituição.

O objetivo do evento é valorizar o clima da região e aproximar a comunidade da escola, trazendo uma temática diferenciada. “Esse ano modificamos o arraial tradicional, estamos valorizando o nosso clima nublado para realizar a festa. Queremos apresentar para a comunidade um espetáculo diferenciado”, explicou a gestora pedagógica da escola, Maria de Jesus Vieira.

Durante o evento haverá diversas apresentações culturais e tradicionais como quadrilha, dança do boi, dança caribenha, carimbó, grupo de dança de Santa Helena (Venezuela), entre outras danças. Além da escolha do rei e rainha do Festival, comidas típicas, rifa, leilão, bingo e banda de forró para encerrar a noite.

“Estamos preparando tudo com muito carinho. Serão dois dias de festa e contamos com a participação da comunidade para prestigiar os nossos alunos”, finalizou Maria de Jesus.

O colégio está localizado no município de Pacaraima na fronteira entre o Brasil e a Venezuela e atende 1.189 alunos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Destes, 510 são alunos venezuelanos. O colégio foi militarizado em fevereiro de 2018.

A militarização das escolas acontece mediante uma parceria da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Polícia Militar de Roraima (PMRR) para compartilhar a gestão das escolas estaduais.

Atualmente em todo o Estado existem 18 colégios militarizados sendo 11 na Capital e 07 no interior do Estado, nos municípios de Mucajaí, Caracaraí, Rorainópolis, Nova Colina, Pacaraima, Bonfim e Alto Alegre.