Tocantins
22.11.2019Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
O Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Guaraí, realizou, na segunda-feira, 18, o ‘Projeto Natal Solidário’, envolvendo a comunidade escolar e local. Esta é a segunda versão do Projeto, que teve o Grêmio Estudantil Força Jovem envolvido nas ações.
A ação tem como objetivo despertar e exercitar a solidariedade dos estudantes pela compaixão e desejo de ajudar o próximo. É uma forma de sair da zona de conforto e agir em prol dos que mais precisam. Dessa forma, o Grêmio Estudantil e todos os estudantes formam grupos e percorrem a cidade convidando autoridades, comerciantes e cidadãos para realizarem doações de alimentos não perecíveis.
Os alimentos arrecadados são distribuídos para pessoas carentes, que são identificadas pelos estudantes e professores em reunião específica para seleção dos das pessoas a serem beneficiadas.
A culminância do trabalho ocorre na unidade escolar, na véspera do Natal, quando as famílias escolhidas são convidadas para participar do evento e receberem as doações.
O Projeto teve excelente adesão da comunidade, que participa ativamente, chegando a alcançar um expressivo número de doações. O mesmo festival realizado no ano de 2018 superou a expectativa de doações e, neste ano, a participação está excelente, com previsão de arrecadar mais cestas básicas ainda.
Para estimular os estudantes a serem solidários e valorizar atitude da escola, há famílias que doam até mais de uma vez, pois a ação pode contribuir para desenvolver o espírito de fraternidade e compaixão, qualidades lembradas também no Natal.
Para Rayssa de Sousa, estudante do 9º ano e presidente do Grêmio Estudantil, “o Projeto é muito relevante porque além de despertar o espírito solidário entre as pessoas, faz com que nos tornemos cidadãos melhores e, com isso, crescemos no entendimento de que nossa missão maior é ajudar uns aos outros”, destacou.
Rayssa ainda enfatizou que “as ações do Projeto ajuda muito na socialização entre as pessoas, e os alunos passam de coadjuvantes da escola para protagonistas”, concluiu.
Conforme Milton Ramos, diretor da unidade escolar, “é notória a alegria dos alunos e da comunidade pequizeirense em participar do Projeto, pois o envolvimento na busca de doações tem sensibilizado toda comunidade local. Vários moradores vêm aplaudindo essa atitude dos educandos, que com tão pouca idade já sabem a necessidade de exercitar o sentimento de partilha, fraternidade e amor ao próximo, fazendo com que as famílias que estão em estado de vulnerabilidade social tenham um Natal mais feliz”, finalizou.