Colégio Agropecuário de Almas realiza Dia de Campo e apresenta atividades realizadas durante o ano letivo

Tocantins

28.11.2022

O Colégio Agropecuário de Almas expôs, na última semana, para a comunidade da região o resultado das ações propostas pela equipe pedagógica e desenvolvidas pelos alunos durante todo o ano letivo. O Dia de Campo, evento aberto a comunidade, teve como principal objetivo dar publicidade às atividades sustentáveis realizadas nas unidades de avicultura, suinocultura, piscicultura, equinocultura, ovinocultura, lavoura de grãos e horticultura, com responsabilidade e preservação ambiental.

Além da participação dos pais, estiveram presentes os membros da Diretoria Regional de Educação de Dianópolis e alunos do Colégio de Tempo Integral Manoel Santos Rosal, do município de Pindorama. A programação baseou-se em um tour pelos ambientes da escola, onde os estudantes apresentavam aos visitantes as unidades demonstrativas, que são os laboratórios de aulas práticas nos quais os alunos participam de todo o processo de ensino aprendizagem desenvolvido nas respectivas unidades.

Para o professor e coordenador Arialdo Castro é satisfatório ver os alunos repassando conhecimento com tanta propriedade. “É muito gratificante ver a propriedade com que os alunos apresentam as unidades demonstrativas, não digo só pela parte teórica que de fato é muito importante, mas principalmente pelos processos que eles vivenciam na prática e estão relatando de forma muito eficiente!”, destacou o professor.

A estudante do 9ª ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Manoel dos Santos Rosal, Maria Paula Castro Gonzaga disse ter adorado a experiência. “Eu adorei ver como os alunos têm conhecimento do plantio da soja, das diferenças dos capins, de como cuidar dos animais, em especial da granja e dos suínos. Também gostei da receptividade dos estudantes, adorei os alunos. As unidades que mais gostei foram a de plantação de soja e a de recuperação das nascentes, este é um assunto que realmente desperta muito meu interesse”, relatou a aluna.

Eletiva: Educação Empreendedora

Durante o evento, os alunos do Curso Técnico em Agropecuário, que optaram pela eletiva Educação Empreendedora, tiveram a oportunidade de apresentarem o produto final de suas atividades. As unidades eletivas são aquelas escolhidas livremente pelo estudante. Dessa forma, o estudante seleciona os projetos que melhor atendem seus objetivos profissionais ou que possam enriquecer sua experiência e diversificar o currículo.

A turma, que durante o segundo semestre de 2022 desenvolveu projetos relacionadas ao empreendedorismo realizou exposições relacionadas a marketing digital, a produtos de pequenos empreendedores da região, à apresentação de produtos fabricados pelos próprios estudantes, que complementam a renda familiar e a divulgação da sala do empreendedor, iniciativa que conta com a parceria da prefeitura e do Sebrae.

A professora da eletiva, Educação empreendedora, Amanda Karine, avalia os trabalhos. “Estes componentes curriculares, as eletivas, são valiosas ferramentas educacionais, pois viabilizam que os jovens explorem possibilidades educacionais e descubram o mundo ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos, habilidades e competências para a vida após a escola. O produto final apresentado pelos estudantes demonstra a importância da disciplina e que os conhecimentos adquiridos por eles  farão uma grande diferença no projeto de vida de cada um”. 

Curso: Recuperação de Nascentes e matas ciliares

A comunidade ainda pode verificar as ações do curso de ‘Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares’, com as práticas sendo realizadas na nascente do próprio colégio. A iniciativa conta com as parcerias da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), via Sindicato Rural de Almas e Prefeitura Municipal de Almas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  

Teve ainda a etapa final do projeto “Almas plantando o futuro”, com a finalização da construção da unidade de piscicultura do Colégio, fruto de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria Estadual de Agricultura e Aura Minerals e Agricultura.

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Edição: Núbia Mota/Governo do Tocantins