Colégio Agropecuário de Almas estimula protagonismo juvenil entre estudantes com projeto literário

Tocantins

11.11.2022

O Colégio Agropecuário de Almas, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, promoveu nesta sexta-feira, 11, a culminância do projeto Colheita Literária, com a realização de uma feira para apresentação de resenhas produzidas pelos estudantes, por meio de paródias,dramatizações e exposição de cordéis e telas das obras pintadas pelos estudantes num ambiente que remete à Semana de Arte Moderna de 1922. 

Durante a ação também foram reservados momentos para os relatos dos estudantes sobre a experiência da leitura de obras literárias a cada bimestre. Com o apoio da equipe da biblioteca escolar, o projeto Colheita Literária foi realizado com a finalidade de trabalhar a oralidade e o protagonismo juvenil para estimular, despertar e aproximar o aluno do encantador universo literário por meio dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Redação e Arte nas turmas do ensino médio.

Na abertura das atividades, a gestora da unidade escolar, Marizete Cardoso expôs a proposta do projeto, desenvolvido durante todo o ano letivo, em que os estudantes tiveram a oportunidade de escolher mensalmente uma obra literária das mais cobradas em vestibulares para apresentação em sala de aula, da resenha da leitura realizada. 

“Esse projeto visa que o aluno adquira conhecimentos que serão necessários a sua vida, no decorrer da sua trajetória escolar, para o prosseguimento dos estudos com êxito, favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade”, destacou Marizete Cardoso. 

O professor de Língua Portuguesa, Tassio Henrique Gomes Maciel, ressaltou a importância do aprendizado. “Esse projeto pode proporcionar ao aluno  oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos, através da prática da leitura”. 

Para a estudante da 1ª série do ensino médio, Tatielle Barbosa dos Santos, a ação agregou novos valores e conhecimentos.  “Com esse projeto eu pude desenvolver o gosto e hábito pela leitura, bem como embasamento para interpretação e produção de textos”, pontuou.  

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Alcione Luz/Governo do Tocantins