Colégio Abner Pacini de Almas resgata manifestações culturais africanas na Semana da Consciência Negra

Tocantins

25.11.2022

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Em alusão às comemorações da Consciência Negra, o Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, realizou nesta sexta-feira, 25, a culminância da 13ª edição do projeto que neste ano tem como temática ‘África, Terra Mãe’. A ação envolveu os estudantes do ensino fundamental e ensino médio dos três turnos, matutino, vespertino e noturno.

Durante a ação foram realizadas apresentações dos alunos sob orientação dos professores e de pessoas da comunidade, com roda de folia (tradição da região) e de capoeira, depoimento e histórias de vida dos moradores descendentes de quilombola; da simbologia das máscaras africanas, danças súcia e maculelê, coreografias, poemas, jograis, dramatizações e desfile de beleza negra. 

O Projeto de Consciência Negra desenvolvido pela unidade escolar durante o ano letivo busca conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e o que representou a escravidão para o povo africano, através de aulas diversificadas, oficinas, palestras e ações de mobilização.

 A iniciativa pedagógica tem como objetivo trazer à reflexão o processo de formação da cultura afro-brasileira, principalmente da cidade de Almas, que é um dos municípios mais antigos do Estado, cujo povoamento ocorreu através da escravidão, ainda no século XVIII. Teve início com os bandeirantes, Manoel Ferraz de Araújo e Bernardo Homem, no período da “febre do ouro”, quando formaram o primeiro povoado São Miguel das Almas, hoje a cidade de Almas.

A ação contou com um trabalho interdisciplinar entre os componentes curriculares das áreas de Ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias. “O projeto nos permitiu investigar as origens de nossa cultura, conscientizar nossos estudantes quanto a importância da Semana da Consciência Negra para o combate ao preconceito, ao racismo e à prática de discriminação no âmbito escolar e social”, destacou o professor José Valdo Bento Nascimento, um dos responsáveis pela Ação.

O estudante Átila Dias Cerqueira destacou a importância da aprendizagem com o projeto. “Ao comemorar o dia da Consciência Negra, estamos dessa forma relembrando uma data de extrema importância para toda a sociedade. A nossa escola tem feito um ótimo trabalho em relação ao incentivo da contrariedade das discriminações que muitos sofrem diariamente. Estamos incessantemente em busca de uma sociedade mais igualitária, para garantirmos os direitos de todos”. 

Segundo a diretora do colégio, Luciana Castro, o projeto é realizado para valorizar a cultura afro-brasileira e a compreensão por parte dos estudantes. “Trabalhar sobre a consciência negra representa a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social, e deve ser constante, uma vez que nossa sociedade é composta por uma diversidade, uma miscigenação muito grande. Também vale lembrar não só da riqueza da cultura negra, como da importância histórica desse povo no nosso país”.