Mato Grosso do Sul
24.03.2023Os estudantes da Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, participaram, no dia 22 de março (quarta-feira), do Workshop de Make (Oficina de maqueagem), promovido pela SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPED (Coordenadoria de Psicologia Educacional) e a equipe da JRE (Justiça Restaurativa Escolar), do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
A escola de Autoria desenvolve clubes de Protagonismo, com o objetivo de estimular a integração social e seu desenvolvimento psicosocioemocional e cognitivo dos estudantes, para que ele se torne o autor do seu processo de aprendizagem.
Protagonistas
Os clubes propõem situações didáticas em que, durante o intervalo do almoço, os próprios estudantes organizam e desenvolvem atividades, de acordo com suas aptidões e interesses, sob a supervisão de um professor padrinho. Sendo assim, faz parte desse protagonismo um projeto chamado “Espelho, espelho meu”, criado com o objetivo de contribuir para o fortalecimento psicoemocional dos estudantes, por meio de ações que valorizam a autoestima e a identidade.
O referido projeto tem como ponto de partida a beleza externa que cada um tem, utilizando técnicas e dicas de estética, tais como: maquiagens, penteados, cuidados com as unhas, entre outras ações. Para o funcionamento, os alunos receberam orientações sobre as medidas de biossegurança necessárias à prevenção contra o contágio de doenças infectocontagiosas.
Para a realização do Workshop foram adquiridos vários produtos de maquiagem doados por colaboradores que se sensibilizaram com o projeto. A maquiadora Marcielli Marques Sangalli Vecchi, se voluntariou para realizar o Worshop e a profissional ficou tão comovida pela vivência que se disponibilizou a oferecer worshops mensalmente. “Ações como essa, que se iniciam na escola, colaboram na autoestima e despertam nos estudantes possibilidades profissionais”, relata maquiadora.
Participaram do evento, a facilitadora Soleide, da Justiça Restaurativa Escolar, a professora e estudantes responsáveis, bem como vários alunos interessados. A sala disponibilizada como salão ficou pequena enquanto espaço físico, “mas grande para proporcionar a oportunidade de alegria e curiosidade em aprender dos estudantes. Momentos como esse contribuem significativamente para o que a escola se propõe”, finaliza gestor Antonio Aurélio Silva Marques.
Adersino Junior, SED
Foto: Arquivo escolar.