Clube de Leitura em escola de Lapão incentiva estudantes ao hábito de ler

Bahia

16.05.2022

Os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, no município de Lapão, estão sendo estimulados ao prazer de ler livros, por meio do Clube de Leitura implantado na unidade escolar. Surgido com o objetivo de reunir os alunos que já manifestavam algum hábito regular de leitura ou o mínimo de interesse por livros, o projeto idealizado pelo professor de História e Filosofia, Roberto Lordelo, tem caráter de atividade extraclasse.
 
O educador conta que realizou uma busca no acervo da biblioteca do Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado e separou alguns livros que poderiam vir a interessar e contribuir para o processo de formação de leitores assíduos e críticos. “Dentro dos limites do possível, selecionei obras de contos, romances e poesia de escritores brasileiros e de outras partes do mundo. No primeiro momento, cada estudante escolheu um título e teve um tempo para ler. Já realizamos um segundo momento, no qual alguns estudantes falaram sobre os livros que leram e trocaram os títulos entre si”, revela Roberto Lordelo.
 
Júlia Alves de Souza, 15 anos, 1⁰ ano, considera o clube do livro um incentivo à leitura. “Acho que, pelo fato de estar estudando de forma integral, às vezes ficamos cansados de tanto livros na nossa frente, mas o clube tem sido bastante positivo neste sentido. O professor Roberto, que está liderando o nosso clube, tem sido uma peça fundamental para todos os alunos, que antes não liam. Ele conversa sobre os livros de uma forma dinâmica e prepara um lanche para o fim da reunião. Tenho certeza de que tem ajudado muitos estudantes no hábito de ler”.
 
A colega Ana Seixas, da mesma idade e série, também acha o clube de leitura interessante. “Gosto bastante de ler, então adorei o projeto, que nos incentiva a termos contato com o livro. Eu mesma já li bastante livros mas, com a pandemia, eu perdi esse contato com o clube, e agora estou conseguindo voltar a ter esse prazer em ler. Tenho vários colegas participando e lendo livros de diferentes gêneros muito interessantes e está sendo muito bom todo esse processo de aprendizagem através dos livros, pois a leitura nos traz muito aprendizado na pronúncia, na escrita e estimula a nossa imaginação.