Classe Hospitalar do Espaço Acolher da Santa Casa faz atividade especial para a pediatria

Pará

30.10.2023

A Coordenação de Pesquisa da Fundação Santa Casa realizou um evento especial como feedback de trabalho acadêmico no Espaço Acolher da instituição. O projeto de extensão intitulado: "Imagens do Universo Amazônico na Classe Hospitalar do Espaço Acolher”, ofereceu uma atividade lúdica na busca da interação das crianças e seus responsáveis que são atendidos no ambulatório de pediatria da Santa Casa. 

Gilda Saldanha, professora da Classe Hospitalar, informa que a atividade prática é o encerramento do projeto que vai ser colocado no relatório na plataforma Brasil e foi solicitado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa da Santa Casa. “Essa atividade é destacada em três rios: Um rio sujo, onde as crianças puderam pescar as sujeiras do rio e aprenderam a cuidar da natureza, a cuidar dos rios. Um rio do imaginário amazônico, onde as palavras do caderno foram colocadas dentro do rio e as crianças pescaram as palavras, pescaram imagens. E o terceiro rio foi o rio já limpo, onde foi um rio todo montado, onde tinham bichinhos, os peixes, onde tinham as plantas, todas vivas dentro do rio, porque era um ambiente limpo”.

O objetivo desse trabalho de pesquisa foi verificar todas as culturas e as linguagens ribeirinhas, e a partir dessa investigação construir um material adequado. Material pedagógico adequado à realidade dessas crianças, das alunas que participam das atividades da Classe Hospitalar do Espaço Acolher. 

“Esse projeto de pesquisa foi encerrado no final de 2022, e como resultado foi construído materiais pedagógicos, incluindo um caderno pedagógico ribeirinho, onde as alunas dos anos iniciais utilizam no seu dia a dia, nas atividades do espaço acolher. Além de outras ações que vieram a partir deles”, destaca professora Gilda.

Parceria - A Classe Hospitalar da Seduc em parceria com a  Fundação Santa Casa está em funcionamento dentro da instituição desde 2009. Atualmente 30 alunos estão sendo atendidos.

Silvia Nunes da Coordenação de Pesquisa da Fundação Santa Casa diz que o projeto "Imagens do Universo Amazônico na Classe Hospitalar do Espaço Acolher” é uma parceria entre a Santa Casa, Seduc e UEPa e conta com a participação das pesquisadoras Luiza Matos, Denise Mota, Micheline de Oliveira, Rita Figueiredo, Eunice Canjago, Jureuda Guerra, Ivanilde Oliveira, Tânia dos Santos e Gilda Saldanha.

Como resultado dessa pesquisa, os professores puderam compreender melhor todo o universo ribeirinho, tanto as linguagens, quanto os saberes, como a cultura dos povos, e utilizar isso no material didático e nas aulas no dia a dia da classe hospitalar do Espaço Acolher.

 

Texto da Ascom Fundação Santa Casa do Pará