Circuito Educação visita municípios para pactuar qualidade no ensino público

Amapá

10.05.2019

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou o Circuito Educação 2019, nesta quarta-feira, 8, no município de Mazagão, buscando estabelecer um diálogo permanente com prefeitos e secretários municipais de educação dos 16 municípios amapaenses. O objetivo é alinhar estratégias de parceria que possam fortalecer a alfabetização na idade certa, prevista no Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap), uma das ações do Programa Colabora Amapá.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, frisou a importância de reforçar a cooperação entre a gestão municipal e estadual para elevar a qualidade do ensino na etapa de alfabetização e assim, consequentemente, fazer com que o estudante esteja mais preparado para as etapas posteriores, como o ensino médio e superior.

Ela propôs ao município de Mazagão um grande movimento na educação, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), reforçando o ensino e aprendizagem na etapa da alfabetização. “Precisamos alinhar estratégias que promovam a mudança necessária e assim alcançar resultados positivos na escola da rede pública através de uma força-tarefa onde o maior beneficiário será o estudante”, pontuou a gestora.

O prefeito de Mazagão, Dudão Costa, aprovou a iniciativa do Estado e propôs a formação de um comitê para fomentar o Paap no município com o objetivo de continuar avançando e investindo na política educacional. “Hoje, vejo que a política do Estado enxerga o município, e isso nos ajudará a estabelecer metas e a organizar a nossa rede em benefício da educação”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Educação de Mazagão, Manoel Souza dos Santos, também acompanhou a reunião juntamente com a Câmara Técnica do Paap e geoeducacional do município. Ele informou que todos os profissionais da educação estão sendo convocados para conhecer e fomentar o programa com os formadores/professores da localidade. “Já realizamos a formação estadual e na próxima semana faremos a primeira formação com o município”, adiantou.

A secretária Goreth visitará, nos próximos dias, os municípios de Santana, Cutias, Calçoene e Serra do Navio. Durante os encontros, também será discutida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino médio, entre outros assuntos.

Formação

Nos dias 7 e 8, cerca de 100 educadores da rede estadual e municipal de educação participaram da II Formação do Programa de Aprendizagem 2019. A capacitação, realizada no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá, buscou promover a formação continuada presencial dos professores/formadores, que atuam diretamente com os docentes das séries iniciais do ensino fundamental a fim de aumentar a alfabetização no ensino público.

Sobre o Paap

O programa garante a formação continuada dos professores para que nenhum aluno fique sem saber ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada. E, assim, melhorar o fluxo, diminuindo a repetência, a evasão escolar e o abandono por meio do aprimoramento da qualidade de ensino.