Circuito Educação visita escolas de Oiapoque, no AP, e leva serviços de manutenção e pedagógico

Amapá

06.10.2017

Por Wellington Costa


Criado com o objetivo de fortalecer a relação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as escolas, e entre as escolas e a comunidade, o Circuito Educação fez sua primeira parada no município de Oiapoque. A iniciativa também reforça o compromisso do governo estadual com a valorização do profissional da educação. Técnicos de diversos setores da Secretaria acompanharam a secretária Goreth Sousa em visitas às escolas do município e desenvolvimento de atividades pedagógicas na localidade. A próxima parada será em Laranjal e Vitória do Jari.


A secretária de Educação visitou as escolas Joaquim Caetano, Joaquim Nabuco e Duque de Caxias. Durante as visitas, reuniu com lideranças estudantis, professores, equipe gestoras dos colégios e representatividade de pais dos alunos. Durante esses encontros, Goreth Sousa fez um panorama dos serviços de infraestrutura que serão feitos ainda este ano nas unidades escolares de Oiapoque, e destacou a equipe do Cuidando da Educação, com serviços de pequenos reparos enquanto as visitas são feitas as escolas.


“Enquanto a gente reúne com as comunidades estudantis, uma equipe multiprofissional, com eletricistas, técnicos de informática, hidráulica e outros, entra com serviços de pequenos reparos. Lâmpadas são substituídas, paredes pintadas, vasos trocados, computadores que passam por manutenção, e outros”, reforçou a secretária Goreth Sousa.


Os serviços de rede física que não poderão ser feitos de imediato, serão agendados, seguindo um cronograma de atendimentos, como a substituição do parque elétrico das escolas Joaquim Caetano e Joaquim Nabuco, nas férias escolares. Com a nova rede elétrica, o próximo passo será fazer a climatização das escolas, com a instalação de aparelhos de ar condicionado Split.


“Nosso principal problema hoje é não ter as salas climatizadas. Com a vinda dos técnicos da Seed, e a certeza de que no começo das aulas do ano que vem tudo estará climatizado, ficamos mais esperançosos em um futuro melhor para mim e meus colegas”, destacou a estudante da Escola Joaquim Nabuco, Luana Moraes.


As três escolas visitadas somam 2.500 alunos matriculados. As escolas receberam equipamentos como computadores, freezer, fogão e outros. Outra demanda dos estudantes foi referente à oferta de cursos profissionalizantes para a localidade, já que apenas uma escola conta com cursos do programa MédioTec.


“A oferta de cursos profissionalizantes para nós estudantes iria ser fundamental para nossa colocação no mercado de trabalho de forma mais rápida”, cobrou Iasmmyn da Luz Souza, aluna da escola Joaquim Caetano.


A Seed vai fazer um estudo de análise de mercado para identificar as áreas de maior carência profissional em Oiapoque e região, para assim, ofertar cursos de acordo com a realidade local na próxima edição do programa MedioTec.


Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e parceiros, como Educação Empreendedora, Parceiro da Escola, Escola Digital, Escola Verde e outros, foram apresentados aos grupos gestores das escolas, para avaliarem em quais se encaixam, para em seguida fazer a adesão.


“São programas que muitos de nós não conheciam. Agora é só adaptar para a nossa realidade e pôr em prática. Na escola em que leciono, por exemplo, o programa Cultura da Paz e Escola Verde serão importantíssimos para mudar a realidade da nossa comunidade”, comentou a professora Josefa Sena, da escola Joaquim Nabuco.


As equipes técnicas da Secretaria dedicaram um dia exclusivo em cada uma das três escolas. O retorno está programado para esta sexta-feira. A próxima parada do Circuito Educação será em Laranjal do Jari e Vitória do Jari, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.


“Após percorrer os 16 municípios do Amapá, retornaremos às escolas visitadas inicialmente para ver os resultados, principalmente das ações de cunho pedagógico. É algo inédito para a educação dos amapaenses e que terá prioridade na nossa gestão”, finalizou Goreth Sousa.

Crédito/Fotos: Erich Macias