No Amapá
15.12.2020Por Caroline Mesquita
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) retomou as ações do Circuito Educação, que vai percorrer todos os 16 municípios do estado e tratar com os prefeitos eleitos e os reeleitos sobre o programa Criança Alfabetizada – estratégia para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, feita em regime de colaboração com os municípios.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, e sua equipe técnica, reuniram-se nesta quinta-feira, 10, com o prefeito eleito de Santana, Bala Rocha, e a sua vice, Isabel Nogueira, para apresentar como funciona o programa e detalhar as ações já realizadas no município, com a formação de professores, entrega de materiais didáticos e os resultados das avaliações de fluência dos estudantes.
Das 24 escolas municipais de Santana, apenas oito participaram da Avaliação em Fluência em Leitura. O teste foi aplicado no ano passado e teve a participação de 225 estudantes, todos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados gerais dos avaliados apontaram que apenas 5,7% desses estudantes têm perfil fluente de leitura; 31,6% estão com perfil iniciante; 59,5% estão em situação crítica e, por fim, 3,1% dos estudantes não possuem informação para definir um perfil.
“Infelizmente, não conseguimos a participação de todas as escolas municipais de Santana na avaliação. Entretanto, os dados mostram que a leitura é uma situação crítica para mais da metade desses estudantes matriculados no 2º ano do fundamental na rede municipal de Santana. Por isso, queremos fortalecer a alfabetização na idade certa com o programa Criança Alfabetizada e evitar qualquer descontinuidade”, destacou a secretária de Educação.
O Criança Alfabetizada é apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum. Ele oferta formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos. Este ano, mesmo com a pandemia, aconteceram três formações continuadas aos professores alfabetizadores municipais, formação de gestores, assessoramento técnico e entrega de materiais didáticos.
Um relatório com os dados educacionais de Santana do programa Criança Alfabetizada foi entregue ao prefeito e a vice-prefeita eleitos. Bala enfatizou que a equipe que será escolhida para conduzir a Educação municipal terá a missão de focar na aprendizagem na idade certa dos estudantes.
“Temos uma visão positiva da condução da Seed, de seus programas e seus resultados. Vamos trabalhar juntos para recuperar a aprendizagem dos alunos”, finalizou o gestor.