'Cinema com Pipoca' une arte e conhecimento em escola da rede estadual do Pará

Pará

20.06.2024

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Helena Guilhon desenvolve com os alunos o Projeto "Cinema com Pipoca", duas vezes no mês, em parceria com o grêmio estudantil da unidade, para proporcionar bem-estar e socialização à comunidade escolar. Nesta quarta-feira (19), Dia do Cinema Brasileiro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ressalta a importância da ação realizada pela escola, por utilizar a "sétima arte" como ferramenta de aprendizagem.

No âmbito da disciplina Projeto de Vida, são abordados com o estudante temas como tempo de qualidade, valores e identidade. A partir desses debates surgiu o Projeto “Cinema com Pipoca”, que promove a exibição de filmes sobre as temáticas apresentadas em sala de aula, integrando arte e conhecimento.

As sessões de cinema na Escola Helena Guilhon ocorrem aos sábados, e vêm proporcionando aos estudantes alívio nos níveis de estresse, beneficiando principalmente quem está em ano de grandes avaliações, como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a organização do projeto, os benefícios à saúde dos estudantes incluem controle do cortisol, liberação de serotonina e endorfina.

O Grêmio Estudantil da Escola participa ativamente da organização das sessões de cinema. Por meio de votações on-line, via rede social, os estudantes participam da escolha do filme que será exibido. “Isso representa tudo o que almejamos aos nossos estudantes, pessoas protagonistas e que atuem com liderança, e que saibam trabalhar em equipe. Logo, o ‘Cinema com Pipoca’ vem sendo um projeto auxiliador na formação dos nossos estudantes, assim como um elemento importantíssimo na socialização e no enriquecimento do capital cultural dos nossos jovens”, disse a professora Ingrid Táskya.

O valor dos ingressos para as sessões é de apenas R$ 2,00, dinheiro destinado à compra de lanches típicos de uma sala de cinema, principalmente pipoca e refrigerante. A merendeira da escola é a responsável pela pipoca.

A ação envolve estudantes, professores e demais funcionários da escola. A expectativa é que o "Cinema com Pipoca" seja ampliado, ganhando mais uma sessão no mês, durante a semana, para ser acessível aos estudantes que não conseguem participar das sessões nos finais de semana.

"É muito importante para os alunos porque traz cultura. Esse projeto vem com esse olhar diferente; mostra que a escola se importa com o aluno. O Grêmio que constrói e realiza esses projetos se importa com o lazer e a cultura dentro da escola", disse Liandra Lohana, estudante do 2º ano do ensino médio, que assiste aos filmes exibidos na escola.

 

Texto: Amanda Oliveira / Ascom Seduc