Ciclo Formativo Regional é realizado na 2ª GRE e discute ações do Alfabetiza Mais Paraíba

Paraíba

13.03.2024

Seguindo as diretrizes do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, a 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), realizou nesta quarta-feira (13), em Guarabira, no Brejo paraibano, o I Ciclo Formativo Regional. O encontro faz parte do Regime de Colaboração dos Municípios para desenvolver ações para alfabetizar crianças até os sete anos de idade. A formação segue nesta quinta-feira (14).

Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Educação de 25 cidades do Brejo, articuladores e formadores do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. Foram analisados os dados do Painel Fluência da 2ª GRE e discutidas as próximas atividades do Plano de Ação dos municípios.

Em 2023, mais de 40 mil estudantes do Ensino Fundamental das Redes Municipal e Estadual realizaram a prova de Fluência Leitora que é uma avaliação destinada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e que tem como objetivo avaliar o nível de habilidade dos alunos na leitura e identificar possíveis dificuldades.

“Estamos acompanhando a Formação em Rede de Fortalecimento dos Resultados do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, nas Regionais de Ensino. Essa é uma missão que une o Governo da Paraíba, os prefeitos e secretários municipais em prol da educação, ressaltando a importância do envolvimento de toda a sociedade. Enfatizamos ainda a importância de alcançarmos para este ano de 2024, a nossa meta de alfabetizar 70% das nossas crianças na idade certa. Quero agradecer aos gerentes, formadores, articuladores e professores pelo empenho e dedicação”, reforçou o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.

O Ciclo Formativo será realizado em todas as Gerências Regionais de Ensino.

“Muito importante esses ciclos formativos para conhecer as ações de cada município na educação, além de qualificar os articuladores e formadores. Assim podemos elevar os índices educacionais do Estado da Paraíba e fortalecer a política pública da Educação entre estado e municípios”, ressaltou o gerente da 2ª GRE, Carlos Eduardo.

Participaram representantes dos municípios de Logradouro, Borborema, Belém, Pilõezinhos, Caiçara, Pirpirituba, Dona Inês, Bananeiras, Araçagi, Guarabira, Tacima, Lagoa de Dentro, Sertãozinho, Serra da Raiz, Riachão, Serraria, Alagoinha, Cuitegi, Solânea, Pilões, Mulungu, Duas Estradas, Casserengue, Cacimba de Dentro e Araruna.