Chão da Escola realiza IV Encontro de Formação

Piaui

04.10.2017

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire está realizando, nesta segunda-feira (03), o IV Encontro de Formação "Chão da Escola", que tem como propósito trabalhar a formação continuada dos profissionais da Educação Básica da rede pública estadual. Durante a abertura do Encontro a Secretária de Educação, Rejane Dias, destacou a importância desse projeto para melhoria da qualidade da educação prestada no Estado do Piauí e como isso impacta em indicadores como IDEB e Prova Brasil.

Na ocasião, a secretária também homenageou os professores de Matemática que participaram da elaboração de um kit pedagógico (caderno de exercícios e DVDs), distribuído em todas as Gerências de Educação, que será usado em sala de aula para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos na disciplina de matemática.


Na oportunidade a secretária Rejane Dias destacou a importância do empenho da equipe na produção do material pedagógico. "Estamos fazendo um grande esforço na Seduc envolvendo todas as GREs, até porque lançamos o Pacto pela Aprendizagem, e trabalhamos a formação específica para os professores de matemática e da língua portuguesa.  Identificamos através do próprio sistema de avaliação que precisamos melhorar as proficiências destas disciplinas, então fizemos uma série de formações, pelo ISEAF e no Chão da Escola. Agora homenageamos estes professores que estão sendo multiplicadores a todos os que lecionam as disciplinas de matemática e português para que possam repassar esse conhecimento até os que estão na ponta que são os nossos alunos.  Além desse material feito por eles, muito rico e com várias questões voltados ao método da aprendizagem, e agora desmistifique que é difícil de aprender matemática", disse.


O professor Dr. Raimundo Dutra de Araújo, da Universidade Estadual do Piauí, (UESPI), abriu a mesa de debate com o tema "A formação no Chão da Escola: entraves, avanços e perspectivas", relatando os novos desafios com os quais os professores precisam lidar e como o projeto Chão da Escola oportuniza a troca de experiências e a busca de alternativas. A mesa foi conduzida pela professora Josefa Erica Machado Ibiapino Moura Coelho, da 12ª GRE.

Também participaram da mesa de debates, o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, Ellen Gera, e a professora Dra. Wirla Risany Lima Carvalho, da UFPI. Helen Gera destacou a importância do Chão da Escola por ser uma estratégia de formação continuada de rede, frisando a necessidade de unificação das ações desenvolvidas nas Gerências Regionais de Educação (GREs) da Seduc, em prol de um macro Projeto de Estado. "O Pacto pela Aprendizagem foi uma tentativa na Seduc de mostrar como cada programa desenvolvido na Secretaria interage com Política Maior", destacou.  

A professora Wirla, destacou a necessidade de o professor conhecer o universo em que atua para interagir com seus alunos, bem como  a importância do trabalho da avaliação docente  para a aproximação entre o conhecimento acadêmico e a prática docente.   

Para a Coordenadora de Ensino do município de Parnaíba, Conceição Teles, o Chão da Escola representa um incremento na Formação Humana. "Tivemos um avanço significativo com a melhoria da qualificação de nossas equipes docentes, a partir da implantação desse programa", destaca Conceição Teles.