Ceru de Limoeiro participa do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Pernambuco

06.09.2019

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jandira de Andrade Lima, conhecida como CERU, localizada em Limoeiro, é uma das unidades de ensino que concorrem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o “Oscar da Cidadania”, realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE). A participação da escola acontece com dois trabalhos: “Cidadania: Conhecendo os Tributos” e “projeto conservação e preservação do patrimônio público”.  A ação, que faz parte da disciplina projeto de vida e empreendedorismo, está sendo realizada com os jovens e tem como finalidade conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da nota fiscal e os cuidados que devem ser tomados com o patrimônio.

Desenvolvido em várias etapas, o projeto de cidadania consiste na elaboração de cartazes e folders com informações sobre tributos para distribuição em toda a comunidade. Além disso, os jovens assistiram a uma palestra com o secretário de Finanças do município, José Edson França Júnior, realizaram um trabalho de conscientização pelas redes sociais e participaram de uma audiência na câmara municipal de vereadores. Uma das etapas do projeto contemplou também um fórum com um representante do Ministério Público, o juiz Eurico Duarte da Costa Oliveira. “Esse projeto foi muito importante para a conscientização da população quanto aos benefícios que recebemos na segurança, na saúde e na educação, que só são distribuídos através da nossa exigência em pegar a nota fiscal. Dessa forma, além de aprender sobre cidadania levamos também esse conhecimento para outras pessoas”, pontuou a estudante Valéria Felix. 

Em sala de aula, a professora Lindalva Costa trabalhou a transparência nas esferas estaduais e federais e a consiêntização do cumprimeto dos direitos e deveres na sociedade. “O projeto veio para desmistificar muitos pensamentos sobre os tributos e sua utilização, contribuindo para a formação de jovens cidadãos consciente de seus direitos e deveres e uma sociedade mais justa”, disse a professora, que também é a idealizadora do projeto. 

No projeto de conservação do patrimônio público, os jovens produziram paródias musicais, cartaz, cordéis e palestras, além de visitarem a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Esse projeto é uma boa maneira de conscientizar os alunos a preservar o que é nosso, a manter em bom estado os bens do meio público para que todos possam usufruir desses recursos”, ressaltou a estudante Sabrina Silvestre.

Prêmio Nacional de Educação Fiscal - O Oscar da Cidadania é realizado desde 2012 e tem o objetivo de valorizar as práticas de educação fiscal, discutindo sobre as temáticas de função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno para a sociedade. Este ano, a edição terá nove vencedores, sendo três escolas, duas instituições, dois jornalistas e dois projetos de tecnologia. Ao todo, serão distribuídos R$ 51 mil em prêmios.