Cerca de 500 alunos atletas participam da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins em Araguatins

Tocantins

24.05.2023

O Estádio Municipal João de Deus Miranda, em Araguatins, foi palco da abertura oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), 32ª edição. A cerimônia teve que ser interrompida devido à chuva durante as apresentações. As duas Diretorias Regionais de Educação (DREs), Tocantinópolis e Araguatins, realizam as etapas simultaneamente. 

As competições das modalidades individuais, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, ocorreram nessa terça-feira. Já nesta quarta-feira, 24, as disputam serão nas modalidades coletivas, como basquete, futsal e voleibol. 

Em Araguatins, cerca de 500 alunos atletas de 32 unidades escolares disputam até sábado, 27, sete modalidades, nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, masculino e feminino: atletismo, futsal, voleibol, basquetebol, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. 

Aluno da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, de Araguatins, Joseph dos Reis Guimarães, da categoria 15 a 17 anos, disputou e conquistou duas medalhas de ouro no atletismo, uma no salto em distância e a outra nos 400 metros. Ele vai representar a DRE na etapa estadual, em Araguaína, de 20 a 30 de junho.

O atleta disse que treina e compete desde os 14 anos e que já participou do nacional em 2022, representando o Tocantins. Desde então o objetivo é ser um atleta profissional. "Com o tempo, eu fui competindo nos jogos escolares, ganhei medalhas e me apaixonei pelo atletismo. Quem sabe futuramente vou me tornar um atleta".

A anfitriã do evento e diretora da DRE Araguatins, Joelma Vieira, disse que os JTEs são muito aguardados pela comunidade escolar, "porque é o momento em que a gente consegue socializar com todos os estudantes da nossa regional em um só ambiente, em um só município. Além de descobrir novos talentos. Daqui, com certeza, sairão novos profissionais, porque o esporte é profissão, daqui sairão novos campeões que vão levar não somente o nome da nossa regional, mas o nome do Estado do Tocantins para o Brasil e para o mundo". 

Joelma Vieira agradeceu ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). "Essa festa, com certeza, foi muito bonita, apesar dos imprevistos [chuva], mas é a natureza que está abençoando os nossos cinco dias de trabalho. Estou muito feliz", concluiu a diretora.

Para o secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, os JETs vão muito além do esporte. "É um momento de socialização e de engajamento dos estudantes. Vocês vivem a expectativa dos JETs nas escolas. Para muitos, aqui, ser campeão e ter a oportunidade de viajar para fora do Estado é a realização de um sonho".

O maior evento poliesportivo estudantil do Tocantins é promovido pela Seduc, com apoio das prefeituras, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Lenna Borges/Governo do Tocantins