Cerca de 43 mil estudantes farão a prova do SAEB a partir do dia 16 de novembro

Piaui

12.11.2021

As provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas a 42.726 estudantes da rede pública do Piauí, a partir da próxima terça-feira (16). O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Além de responderem a um questionário, os estudantes também farão testes de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática. A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria José Mendes Neta, explica que, por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

"Hoje o Saeb se consolida como um dos principais instrumentos de avaliação do ensino no país, pois oferece um diagnóstico sobre a qualidade da nossa Educação Básica. Sabendo da sua importância, realizamos, entre outras ações, a Caravana Foco no Saeb, para mobilizar as escolas de todo o Estado, fazendo com que todos se sentissem corresponsáveis pelos resultados da escola; e também o Simula Mais Saeb, uma revisão para todos os estudantes que vão participar da avaliação", destacou Maria José Mendes Neta.

Todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais  que possuam dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano  e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino  Médio (modalidade tradicional e integrado) serão alvo do Saeb 2021. Além disso, uma amostra de escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam dez ou mais estudantes  matriculados em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e outra em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental.