Cerca de 39 mil novos estudantes devem ingressar na rede pública em 2020

Distrito Federal

04.11.2019

Inscrições para novas matrículas foram realizadas pela internet e pela Central 156

Em 2020, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) deve receber cerca de 39 mil novos estudantes. Pelo site da SEEDF foram realizadas 21.687 inscrições. Já pela Central 156, foram 16.682 inscritos. O período de inscrição começou no dia 27 de setembro e seguiu até 1º de novembro. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebeu 2.126 novos estudantes. Os interessados puderam se inscrever pelo site da SEEDF e pela Central 156 entre 25 de outubro e 1º de novembro.

O próximo passo, agora, será aguardar o resultado das inscrições, que está previsto para ser divulgado no site da Secretaria de Educação, no dia 19 de dezembro. Com o resultado, o estudante saberá em qual escola vai estudar no próximo ano.

Em janeiro de 2020 será o momento para a efetivação da matrícula. Entre 7 e 14 de janeiro, todos os estudantes contemplados com vagas na rede pública de ensino do Distrito Federal deverão ir à escola que consta no resultado das inscrições para efetivar a matrícula.

Nesse período, não adianta fazer fila do lado de fora das escolas, pois isso não garante vagas. Além disso, quem deixou de se inscrever no período correto terá de aguardar os próximos procedimentos que serão divulgados pela SEEDF para ingressar na rede pública de ensino.

É importante ressaltar que quem já se inscreveu deve efetivar a matrícula, mesmo que não tenha ficado satisfeito com a escola para a qual foi contemplado. Caso não realize a efetivação, a vaga é aberta para outra pessoa. O estudante terá de aguardar os procedimentos seguintes da Secretaria de Educação e corre o risco de ficar em uma unidade escolar mais longe do CEP informado.

No momento da efetivação, fique atento aos documentos necessários, como Certidão de Nascimento, CPF do estudante, comprovante de residência, tipagem sanguínea e fator RH, entre outros.

REMANEJAMENTO ESCOLAR

Para os estudantes já matriculados na rede pública de ensino do DF que solicitaram o remanejamento escolar na secretara da unidade na qual estuda, o resultado também está previsto para o dia 19 de dezembro. Ele será divulgado na unidade escolar em que o aluno está matriculado. Já a efetivação da matrícula será entre os dias 7 e 14 de janeiro na unidade para a qual o remanejamento foi solicitado.

VAGAS REMANESCENTES

O período de vagas remanescentes é realizado após a efetivação das matrículas de quem se inscreveu no período correto. Essa é a última oportunidade para quem perdeu o prazo de inscrição. Nesse momento, apenas as vagas que sobraram após a efetivação de matrícula serão disponibilizadas.

Dessa forma, muitas vezes não é possível alocar o estudante na escola mais próxima de onde mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Por isso é fundamental sempre fazer a inscrição no período correto, pois isso possibilita que a SEEDF faça o planejamento adequado da rede para o ano seguinte. Mesmos assim, todos os interessados terão direito a vagas.

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF