Amapá
28.04.2025Com foco no fortalecimento dos vínculos entre educação e comunidade, o Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) promoveu nesta sexta-feira, 25, a ação social "Cepajob em Ação", que atendeu gratuitamente mais de 400 pessoas em Macapá com serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza e lazer, destacando o compromisso da instituição com o acolhimento e a inclusão social da população.
A ação, coordenada pelo Governo do Estado, aconteceu na instituição no bairro Santa Rita, na Zona Sul. Foram ofertados mais de 30 serviços gratuitos à comunidade, incluindo orientação jurídica, atendimentos com clínicos gerais e oftalmologistas, vacinação, aferição de pressão e glicemia, serviços psicológicos, fisioterapia, corte de cabelo, massagens, maquiagens e atividades lúdicas como contação de histórias, música ao vivo. Um dos grandes destaques foi o planetário itinerante, que encantou crianças e adultos.
“Essa é uma ação que começou em 2014 e agora, com a nova gestão, estamos inovando. Recebemos cerca de 400 pessoas, entre elas a comunidade do Goiabal que atendeu ao nosso chamado e veio para ser acolhida pelo Cepajob e aproveitar os serviços oferecidos pela instituição", destacou a gestora do Cepajob, Lia Soares.
Entre os públicos atendidos, o destaque fica para a Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios, do bairro Goiabal, que levou cerca de 100 pais e alunos para participar da programação.
“Essa foi uma aula diferente, uma aula de cidadania. Trouxemos pais e alunos para conhecerem os cursos que o Cepajob oferece, além de aproveitarem para usufruir dos serviços oferecidos hoje. É uma forma de apresentar às crianças e famílias novas possibilidades de futuro. Abrimos uma janela de oportunidades”, afirmou a diretora Cristiane Sanches.
A programação contou com a participação de instituições parceiras como o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Corpo de Bombeiros Militar, OAB Jovem, Senac e universidades privadas. A ação reforça o papel social da educação profissional como ferramenta de transformação e aproximação das políticas públicas e comunidade.
Por Breno Pantoja
Edição: Iago Fonseca